Após a acolhida com as canções e as orações o professor Davi nos explicou que um monitor do programa mais educação havia faltado, ficando ele responsável pela substituição e que precisaria que nós (Eu e Ângela) déssemos as aulas do 4º e 5º Ano. Para isso ele nos entregou seu plano de aula que previa o trabalho do conteúdo Duração.
5º Ano
A aula do quinto ano começou comigo relembrando alguns aspectos característicos do som como altura, intensidade, timbre e duração. Enquanto falamos de duração escrevi no quadro traços curtos e longos e muito longos e pedi que os educandos interpretassem cada sinal de acordo com a duração (traços curtos = sons curtos, traços longos = sons longos). Todos conseguiram realizar com a boca os sinais que fiz com que durassem respectivamente um tempo, dois tempos e quatro tempos (percepção de dobro e metade). Entendida a duração dos sinais, pedi que levantassem e dividi a turma em três grupos cada um repetindo um sinal, com pés (pulso/semínima), palmas (dobro/mínimas) e bater na mesa (semibreve). Escrevi os símbolos das figuras no quadro e expliquei que assim como as letras do alfabeto representam sons e que juntas representam significados, a música também tinha o seu código escrito. Após a explicação escrevi no quadro uma seqüência de figuras retiradas do livro “Música, a arte de ouvir – percepção rítmica” Adamo Prince. Exemplos 1 e 2. Pedindo que os educandos repetissem com palmas acompanhando o áudio do cd, as figuras escritas no quadro. Todos conseguiram sem muitas dificuldades repetir a duração das figuras.
Terminada a atividade idealizada por Davi, Ângela começou a atividade dos números de Schafer, com números de um a quatro representados aleatoriamente no quadro com cada um representando um som e uma duração. Os educandos realizaram a atividade e alguns tiveram dificuldade em realizá-la sem interrupções.
Para a segunda turma do 5º ano A e para o 4º Ano A, a aula foi praticamente a mesma com ligeiras variações. O que ficou claro é que os educandos da Carmelitana demonstraram bastante disposição e facilidade de aprendizado para a aula de música e seus conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário