Hoje quem conduziu a acolhida com as canções e as orações não foi a vice-diretora que não estava presente mas uma das professoras regentes. O professor Davi me explicou o plano da aula do dia: dar continuidade ao conteúdo de duração trabalhado na aula anterior.
4º Ano
A aula do quarto ano começou com Davi relembrando a encenação da Páscoa que os educandos realizaram antes do feriado, ressaltando a intenção de desassociar a imagem da Páscoa do coelhinho e aproximá-la do seu real significado cristão. Depois dessa primeira parte ele começou a perguntar aos educandos o que eles haviam aprendido na aula anterior sobre duração. Os educandos falaram sobre sons curtos e longos e Davi aproveitou para apresentar as figuras semínimas e mínimas, cada uma com um apelido, respectivamente “Ta” e “Ta-a”. Apresentou também as figuras de pausas correspondentes. Executou algumas vezes com os educandos a duração das figuras e pausas com a voz, palmas e clavas. Depois escreveu no quadro duas seqüências de figuras e pausas que os educandos executaram individualmente no meio da sala, tocando no atabaque. Enquanto isso, avaliávamos quais educandos estavam mais aptos a participar do coral, os quesitos considerados foram: comportamento, leitura rítmica e desenvoltura. Todos os educandos realizaram a leitura rítmica, alguns com mais desenvoltura e outros com um pouco de timidez. Só em alguns casos foi possível notar a completa falta de desenvolvimento rítmico ou falta de compreensão das figuras.
5º Ano
A aula do quinto ano foi praticamente a mesma, com o diferencial que a turma estava muito agitada forçando Davi a interromper a aula diversas vezes... Após a primeira aula participei regendo a atividade que utilizava o atabaque.
Conversamos um pouco durante o intervalo e demonstrei a Davi meu interesse em assumir uma turma e ele me convidou a planejar juntamente com ele na semana que vem as aulas previstas para o segundo bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário