quinta-feira, 28 de abril de 2011

Relato das observações feitas no dia 05/04 na Escola Santa Bárbara

Grupo 05

Hoje cheguei um pouco atrasado. Quando entrei na sala, a turma já estava sentada na roda iniciando as atividades com o cd que Maurício trouxe para que as crianças identificassem os sons do cotidiano. Após esse trabalho de percepção, Maurício convidou a turma para cantar a música de apresentação. Esta musica é muito boa pois permite a cada criança pronunciar seu nome para todos e ao mesmo tempo escutar toda a turma cantando seu nome, o que contribui para que cada criança se perceba como parte integrante do grupo. Logo em seguida Maurício pegou um par de clavas e, aproveitando o entusiasmo deles ao ver o instrumento, trabalhou um pouco a dicção, pronunciando C.L.A.V.A passando a língua ao céu da boca ressaltando o som do L. Por fim ele passou a executar ritmos com a clava pedindo que cada um repetisse. Eles adoram o trabalho com as clavas.

Turma do 2º ano

Nesta turma quase todas as aulas que acompanhei iniciaram com a Música do Vagalume. A turma adora e sempre pede. A música realmente é muito boa pois envolve movimentos corporais, sons com a boca e divisão rítmica. Depois do ritual do vagalume, Maurício desenhou no quadro uma sequência de símbolos e associou a cada elemento desses um som escolhido pela turma. Este tipo de notação não convencional é bastante funcional: a partir dela todos puderam identificar o sons curtos e longos, agudos e graves, as variações de intensidades e um princípio rudimental de compasso. Num segundo momento a própria turma montou sua “partitura” com outros elementos e sons associados, o que permitiu uma dinâmica em que a turma pôde exercitar a conciliação de possibilidades. A atividade foi bastante satisfatória e contou com a participação de todos. Dai passamos a cantar as músicas escolhidas pela turma. Os objetivos específicos da aula já haviam sido alcançados. A partir da unânime escolha da “Galinha Pintadinha” aproveitou–se para separar vozes e na Música da Preguiça ainda trabalhamos a dinâmica.

Turma do 3ºano

Com o 3º ano o objetivo da aula foi trabalhar a noção de altura das notas e de escala. Maurício desenhou uma escada com o nome das notas e a partir da música “Dó-Ré-Mi-Fá....” iniciou o trabalho de percepção das notas: as crianças tinham que identificar se uma nota estava “subindo ou descendo a  escada” ou “saltando degraus”. Durante a atividade Maurício nos chamou a atenção para a reflexão acerca da importância da questão discutida por vários teóricos da educação musical,a de que os princípios musicais devem ser primeiro vivenciados pela criança para que posteriormente tomem consciência do que foi interiorizado.
Esta manhã foi muito proveitosa para mim, aprendi muito e realmente só tenho a agradecer a atenção que o prof. Maurício nos vem dedicando, sempre discutindo conosco detalhadamente todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário