quinta-feira, 7 de abril de 2011

Relatório de Observação na Escola Santa Bárbara dia 05/04/2011

Grupo 5

Maurício iniciou a aula fazendo a roda da amizade, na qual as crianças já aprendem a ajudar umas às outras para organização da roda. Roda da amizade pronta, começam os trabalhos com a hora do silêncio: Maurício colocou um CD a que as crianças identifiquem os sons do dia-a-dia par. O objetivo nesse trabalho é o desenvolvimento (das crianças) da percepção dos sons. As crianças sempre ligam o som ao movimento sendo importante trabalhar isso separadamente.
Chega a hora da música de apresentação e logo os pequenos começam a cantar. algumas crianças ainda resistem e as outras ajudam cantando novamente para que esse aprendam trabalhando assim a solidariedade.
após a música de apresentação,Maurício pega duas clavas e inicia um trabalho de dicção com as crianças que aprendem a pronunciar corretamente o nome clava pois, nessa fase é comum encontrarmos crianças com dificuldades na dicção. em seguida ele inicia a percepção rítmica onde ele mostrava um ritmo e ia passando a clava um por um para que reproduzissem o ritmo ouvido.

1º ano

Maurício inicia a aula com o objetivo de ensinar uma música (qual?) para uma apresentação que eles irão fazer na Páscoa. Foram trabalhados com eles a letra da música ,depois a melodia. Foi feita também a divisão da música: a parte onde todos cantam e a parte dividida entre oas meninos e as meninas.

2ºano

A aula foi iniciada com a música do vagalume. Em seguida, Maurício trabalhou a leitura rítmica com a escrita não convencional onde ele colocou vários símbolos no quadro com durações curtas, longas e silêncio. Os alunos reproduziram o ritmo pedido e entenderam perfeitamente a duração dos sons. A parte mais interessante foi quando Maurício pediu que elas componham o ritmo que quisessem. Todos participaram na composição desse ritmo mostrando a criatividade e participação da turma.

Maurício começou a trabalhar com dinâmica nas músicas "Galinha Pintadinha" e a "Danada da preguiça" mostrando a elas o crescendo e decrescendo. Alcançados os objetivos ele deixou a turma brincar e cantar as músicas escolhidas por elas.

3º ano

A turma dessa vez estava bem comportada e foi mais fácil conduzir os trabalhos, que foi iniciado com a música das notas músicais.
Ele desenhou no quadro uma escada e colocou o nome das notas para fazer o trabalho de percepção e intervalos com a canção das notas musicais e da maré. Os alunos cantaram os intervalos sem dificuldades. Eu tinha uma visão muito diferente da forma de ser trabalhada a musicalização infantil e está sendo muito bom conhecer o trabalho de Maurício. Em todas as aulas ele pára e explica para mim e Sapoti o que ele espera com a atividade proposta e tira também as nossas dúvidas.

até mais Colegas!

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