sexta-feira, 8 de abril de 2011

Relatório Carmelitana 06/04

Nesse dia observei a aula do 2º ano.

Davi trabalhou as propriedades do som: ritmo e altura.

Todos os alunos entraram em fila na sala e foram sentando em suas carteiras, que estavam arrumadas em semi-círculo, um por vez. Tudo isso organizado pelo professor Davi, que além disso, exigiu que eles não arrastassem as cadeiras para sentar, mas sim levantassem as cadeiras e sentassem comportadamente.
Após uma breve recapitulação da aula anterior, Davi cantou uma música de apresentação, na qual cada aluno dava um "Boa Tarde!" e dizia o seu nome. Com uma certa timidez, um por um cada aluno foi se apresentando.
Depois desse momento, o professor explicou resumidamente sobre a origem do som, explicando que todos os lugares produzem som, e também sobre a altura do som, exemplificando com a voz do papai e da mamãe, que são diferentes, uma é mais grossa e outra é mais fina. Não foi utilizada a nomenclatura, grave e agudo.
Em seguida, ele passou a utilizar instrumentos. Dois pequenos sinos de alturas diferentes e duas flautas de bambu, também de alturas diferentes. Ele tocava um e em seguida o outro e perguntava qual tinha sido o mais "grosso" e o mais "fino", o primeiro ou o segundo? Houve muita dúvida entre os alunos. Depois com a mesma atividade ele tocava uma sequência de duas notas na flauta, e no mais agudo eles levantavam da carteira e no mais grave sentavam.
Houve depois a apresentação de sons longos e curtos. Na flauta, ele sustentava uma nota num período longo e, logo em seguida, ele tocava um som breve. E na mesma linha de raciocínio ele perguntava qual tinha sido o mais longo e o mais curto. Ele também utilizou as mãos. Com palmas ele tocava uma sequência rítmica, com 3 palmas no máximo e com sons longos e curtos, e pedia para cada aluno repetir. Depois, com um atabaque que estava no centro da sala ele pediu para cada um vir e tocar a sequência que ele tinha passado. Houve muita relutância por parte dos alunos. Alguns não quiseram ir, por vergonha, e uns dois apenas conseguiram executar a sequência corretamente.
Após essa atividade a aula foi encerrada.

Pontos a ser considerados:

1- A disposição de material didático é muito pouca.
2- Houve muita advertência por parte do professor para manter uma disciplina na aula.
3 - Uma aluna mais indisciplinada exigiu que Davi a trocasse de lugar.
4 - Muitas crianças com problema de dicção, e também, dificuldade de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário