quinta-feira, 28 de abril de 2011

RELATO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA SANTA BÁRBARA 19-04-2011

Grupo 5

O professor Maurício iniciou a aula cantando com as crianças a Música do Coelhinho da Páscoa (para a apresentação da Páscoa na escola). A idéia inicial era estimular a criatividade das crianças na composição de uma música para a Páscoa, mas não houve tempo. Ele então aproveitou a música que as crianças já conheciam. O professor tinha como objetivo trabalhar a memória musical, andamento e dinâmica. A memória musical delas é impressionante, sempre que começa uma aula, Maurício faz uma retrospectiva da aula anterior e os alunos sempre lembram do ocorrido nessas aulas. Maurício cantou a Musica do Coelhinho primeiramente sem o violão e posteriormente com o violão: ele fazia a preparação para a entrada da música e as crianças acompanharam rapidamente. Em seguida ele trabalhou com andamento e dinâmica e as crianças respondiam bem as expectativas tanto do Professor quanto as minhas e do André. Logo após, Maurício perguntou quem conhecia alguma música sobre índio (pois é data de comemoração ao índio) e logo vem a surpresa: nenhum aluno conhecia, revelando que grande parte das escolas e creches não estão trabalhando com a cultura afro-brasileira e indígena como está previsto na lei.
O professor tratou então de ensinar uma música para os pequenos, que ficaram animados e também com cara de interrogação quando ouviram a palavra cocar (enfeite de cabeça, espécie de coroa de penas de cores vistosas usados pelos índios). Maurício percebeu e logo desenhou no quadro um cocar. A reação dos alunos foi incrível: ele fizeram analogia entre o cocar e a roupa do índio, que são bem parecidos. Maurício chamou a atenção para a questão da afetividade que tem que ser feito com a turma que possui crianças com perfis bem diferentes como um menino que por sofrer espancamento em casa reflete em sala de aula a agressão que vivenciou.


1º Ano


As atividades também começaram com a Música do Coelho da Páscoa, pois os alunos iam se apresentar na festinha da escola. Eles logo começaram a cantar e Maurício trabalhou a preparação da entrada da música no violão e as crianças responderam muito bem. Em seguida o Professor sugeriu que a mesma música fosse cantada nas línguas: maluca, da galinha, do cachorro, da formiguinha, do gigante e do lá,lá,lá onde as crianças trocavam a letra da música pelo som que os bichos emitiam trabalhando assim a dicção delas. A turma pediu ao Professor que fosse cantada a música o que é que tem na sopa do neném (que eles gostam bastante por que o ritmo da música é excelente) e Maurício aproveitou e trabalhou dinâmica. Nessa turminha tem muita energia e apredem rápido sem contar que boa parte das crianças passou pelo processo de musicalização no grupo cinco.


2º Ano

Assim que chegamos, os alunos manifestaram o desejo de cantar a música do vaga-lume e assim foi feito. Em seguida o Professor cantou com eles a música do galo e como o seu objetivo com os alunos era trabalhar a duração dos sons ele começou a contar a história do amiguinho que ajudou o galo que estava muito doente. Na história esse amiguinho liga para o médico, mas o telefone está em comunicação e Maurício pede que as crianças imitem o som do telefone em comunicação. Daí ele escreveu no quadro a partitura não-convencional e a partitura (parte dela) ficou assim:
- - - - - - (tu,tu,tu,tu,tu,tu som curto do telefone em comunicação)
______,______,______( tuuu,tuuu,tuuu som longo do telefone chamando).
Eu fiquei feliz em ver como as crianças estavam envolvidas com a aula (o ambiente era vivo dinâmico) e aprendendo música com elementos que são do cotidiano delas. Maurício mostrou também o som do ventilador na sala para que eles pudessem estabelecer a diferença da duração dos sons e a próxima atividade Maurício usou o violão para que os alunos identificassem quando era tocados um som longo ou curto e as crianças aprenderam de fato numa aula bem divertida e envolvente. Após os objetivos alcançados, eles cantaram as músicas: a danada da preguiça e o que é que ta escrito na capa do gibi.


3º Ano


O Professor Maurício iniciou a aula perguntando quem conhecia alguma música do índio e a maioria não conheciam. Logo, Maurício ensinou a música do índio para a turma. Para ver como andava a memória musical dos alunos, Maurício cantou com eles a música criança não trabalha, criança dá trabalho e eles ainda faziam confusão com a letra, Maurício passou então parte por parte da música para elas lembrarem. Maurício cantou com eles mais duas músicas: A danada da preguiça e o que é que ta escrito na capa do gibi trabalhando dinâmica. Boa parte dos alunos estava participando, mas tinham alguns bem agitados dificultando o processo de aprendizagem da turma.



Até mais turma!

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