Grupo 05
Com a proximidade da páscoa o prof. Maurício teve que trabalhar com a turma uma musica referente ao tema.Primeiro se trabalhou a letra e depois a melodia.Foi tudo tranquilo mas observei que duas crianças estavam bastante agitadas perturbando um pouco a aula ,ou melhor solicitando mais atenção.Gostei da estratégia adotada por Maurício de deixar eles à vontade só chamando atenção apenas quando eles interferiam na atenção dos colegas.Ao terminar a aula a partir deste caso discutimos bastante sobre a relação dessas crianças com suas famílias ,a questão da afetividade no processo educativo e do papel do educador neste processo.Na ação educativa temos que estar sempre atentos a essas questões e pensar formas de aproximar cada vez mais a família do processo como um todo, como disse Maurício a escola é apenas um momento do dia a dia dessas crianças ,sendo que a realidade vivida fora da escola em sua maioria é bastante amarga.
1º ano
No primeiro ano também foi trabalhada uma música para a comemoração da páscoa.Após trabalhar a letra e ensaiarmos a música acompanhada ao violão, percebemos que a melodia ainda suscitava dúvidas na maioria,então Maurício propôs que a turma cantasse a música com línguas diferentes; com a língua maluca,com a língua da galinha e com vários tipos de línguas sugeridas pelas crianças ,foi muito divertido e conseguimos assim firmar a melodia correta. Ao final da aula cantamos o clássico do 1ºano ; “a sopa do neném”.interessante observar como cada turma elege seu “hit” preferido.
2º ano
Nesta turma começamos cantando a música da galinha pintadinha e a partir dai Maurício inventou uma história com a letra da musica ,em que quando a galinha ficou doente os pintinhos pegaram o telefone para ligar para o veterinário mas a linha estava ocupada - - - - - - -(suscitando os sons curtos) tentaram de novo e então o telefone chamou ------------------- (som longo).Após todos interiorizarem a diferença entre sons curtos e longos Maurício pediu que eles identificassem agora tocando no violão, depois com sons de animais ,por fim passamos a tocar os sons curtos com a clava e os longos com a voz de acordo com uma notação escrita no quadro :
_________ I __ __ __ __ I _____________I __ __ I _
Esse tipo de notação é realmente bem funcional sem perceber as crianças vão se familiarizando com a organização dos tempos ,e com representações gráficas para o som.
3º ano
No 3º ano foi trabalhada a musica “Criança não trabalha” repartindo as palavras da letra uma para cada aluno.esta foi uma forma interessante de trabalhar a noção de pulso ,pois cada um tinha que falar sua palavra respeitando o “bit” da musica.Como a musica é um pouco agitada acabou por refletir na turma e ao final tentamos cantar outra musica mais calma mas houve pouca participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário