Quando cheguei à Escola Carmelitana, o Professor Davi já estava em sala de aula, com as crianças sentadas em roda nas carteiras. A primeira atividade que ele estava fazendo era com o objetivo de trabalhar a duração do som. O professor chamou uma criança de cada vez para ouvir uma pequena frase composta de sons curtos e longos alternados que ele tocava na flauta e em seguida ela repetia o rítmo no atabaque.
Enquanto ele fazia esta atividade, pude observar a disciplina com a qual ele se relacionava com as crianças. Inicialmente isso causou um grande impacto em mim por não estar acostumada com este tipo de abordagem, em virtude das experiências prévias antagônicas.
Passado o primeiro choque comecei a refletir sobre a forma de condução do professor Davi e a compreender que havia um resultado imediato e outro que acredito venha a ser obtido em longo prazo. O resultado imediato é a realização das aulas com qualidade e o resultado a longo prazo é a disciplina que os alunos passam a exercitar na própria vida por observarem que a ordem traz seus benefícios. Uma das questões focadas nesta forma de condução é o fato de que muitas dessas crianças desconhecem qualquer tipo de limite em suas residências e ingressam na escola com hábitos inadequados para a convivência em grupo, desestruturando a turma e impossibilitando a conclusão com êxito das atividades.
Na segunda atividade, que foi feita em roda no tatame no centro da sala, o professor colocou um cd com a história dos três porquinhos para as crianças escutarem. Essa atividade foi antecedida por uma música acompanhada por gestos que ressaltavam a importância do silêncio preparando os alunos para a história que seria ouvida em seguida.
Depois que os alunos ouviram a história, o professor contou-a novamente pedindo a participação dos alunos com o objetivo de perceber até que ponto eles estavam atentos. Todos participaram complementando os pedaços da história que estavam faltando. Em seguida, para finalizar, Davi colocou um cd com música instrumental e fez movimentos para serem imitados pelos alunos marcando pulso, exercitando o corpo e experimentando a música de forma lúdica.
Géssica Maria ... me parece que valeria a pena conduzir uma boa reflexão a respeito da disciplina, possivelmente levantando bibliografia pertinente.
ResponderExcluirQue tal?