Grupo 5
Maurício inicio a aula com a "Rodinha da amizade" e em seguida iniciou "A hora do ouvido" onde eles se preparam só para escutar e nada de falar. O que me chamou a atenção foi que após ouvir "Canção triste" de Carmem Mettig uma das crianças disse que a canção era triste então outra criança logo interrompeu dizendo que a canção não era triste, era boa, isso mostra que esse associa bom com alegre e mau com triste. No final dessa atvidade eles pediram que Jean se apresentasse porque era primeira vez que ele estava conosco e por isso cantamos todos a música de apresentação. Para início da atividade que preparamos Maurício cantou "A fazendinha do mestre Zé" e na hora da imitação dos animais nos mostramos os desenhos que trouxemos para eles e então a imitação correspondia ao desenho mostrado. Após a canção nós entregamos os desenhos para eles colorirem, e foi interessante porque não havia desenhos para cada um então nós os colocamos em dupla, inicialmente eu pensei que fosse dar alguma confusão mas foi excelente a experiência de vê-los compartilhando os desenhos e cada um pintando uma parte. Maurício foi para outra turma e nós ficamos com eles até o final da pintura.
3º Ano A
Quando chegamos na turma seguinte já estava ocorrendo a atividade. Maurício estava com a turma dividida em dois grupos, um esperava e olhava enquanto o outro estava numa roda com ele cantando "escravos de Jó" e passando os copos no ritmo da canção. Depois ele chamou o segundo grupo para fazerem outra roda e distribuiu as clavas para que eles fizesse o mesmo que o primeiro grupo, em seguida os dois grupos cantaram enquanto coordenavam os ritmos das clavas e dos copos. Nós participamos da roda e observamos o desenvolvimento das crianças no jogo com suas dificuldades e superações.
3º Ano B
Nesta turma o professor conversou um pouco sobre o semestre anterior pois essa foi a primeira aula do segundo semestre e cantaram juntos a canção "Da maré", depois ele começou a listar com a ajuda dos alunos as canções aprendidas no semestre anterior.
1. Da maré
2. O que é que tá escrito
3. Vagalume
4. Sai preguiça
5. Galo
No meio da listagem das músicas houve um excesso de dispersão de alguns e neste caso a estratégia usada pelo professor foi aumentar o volume da voz e a rigidez para poder ter atenção, todos se calaram nesse momento, a listagem continuou e começaram a participar, depois cantaram juntos "O que é que tá escrito" e "Sai preguiça". O professor pediu que não gritassem, que cantassem e eles atenderam, mesmo com a dispersão de um ou outro o Professor deixou que cantassem até o fim. Em seguida ele deu início a outra atividade escrevendo dois graficos no quadro com pilotos de cores diferentes, dividiu a turma em dois grupos, cada grupo para uma cor. Os gráficos coordenavam entre os grupos movimentos corporais sonoros como palmas e estalos. De repente, após uma combinação discreta entre alguns deles, uma boa parte começou a cantar "We will rock you" em estilo de comercial de tv, o Professor Maurício esperou eles terminarem a manifestação e deu continuidade a aula, concluindo a atividade com os gráficos até libera-los para casa.
domingo, 1 de agosto de 2010
Relato de observação Escola Sta Bárbara 15/07/10
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Achei super interessante a forma como Mauricio agiu na hora em que eles interromperam a aula com o We will rock you, ele deixou eles terminarem sem "cortar a onda" dos meninos. Esse tato, essa sensibilidade acho que é essencial e não tem preço poder observar isso. Desejo muito conseguir desenvolver essa tranquilidade e equilibrio em turmas de escola.
ResponderExcluirAH outra coisa interessante é que eu me empolguei com elas justamente nessa hora, achei super criativo e pelo que percebi Jean, Ricardo e Tânia também.
ResponderExcluir