terça-feira, 24 de agosto de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (GRUPO 5) 19 DE AGOSTO DE 2010

O Educador antes do inicio da aula, apresentou verbalmente o plano de aula, explicando que todas as atividades serviriam para a avaliação de algumas das habilidades desenvolvidas durante o primeiro semestre (Concentração, Memória rítmica e melódica).
A primeira atividade do dia foi a “Hora do ouvido” (apreciação). O educador tocou no aparelho de som uma música instrumental e uma musica vocal, perguntando logo após, qual a principal diferença entre as duas. Surgiram classificações como musica “normal e anormal”, da boca/voz e do instrumento, então o educador tocou mais musicas alternando entre instrumentais e vocais, inclusive com duas versões de “Escravo de Jó”, uma vocal e uma instrumental. O educador explicou antes da aula que a “Hora do ouvido” tem grande importância no desenvolvimento da capacidade de concentração dos educandos, e que essa capacidade, principalmente nas turmas do grupo cinco, ainda é bem pouco desenvolvida, devido à faixa etária e ao bombardeio de informações a que são submetidas diariamente. Mesmo assim no decorrer da atividade todos manteram um nível de concentração mínima, ouvindo as musicas e dizendo se era da voz ou do instrumento.
Na segunda atividade o educador tocou ao violão a “Musica da Preguiça” (Musica que os educandos não conheciam, repetindo novamente com pouca participação dos educandos. Antes da aula o educador afirmou que a “Musica da preguiça” tinha uma letra muito grande para o padrão etário de assimilação dos educandos e que essa atividade era justamente para testar os limites das habilidades de memorização melódica desenvolvidas durante o primeiro semestre. Cantou mais uma vez a “Musica da preguiça” desta vez com algum acompanhamento dos educandos no refrão.
Formamos então a “Rodinha da amizade”, ultima atividade da aula e avaliação da capacidade de criação e memorização rítmica dos educandos. A atividade consistiu em criação de um ritmo qualquer com as clavas por parte de um educando e a imitação conseqüente por parte de outro educando, assim toda o circulo foi percorrido, com todos os educandos criando e imitando ritmos com as clavas. Todos se envolveram e gostaram muito dessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário