RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BARBARA
3º Ano A
Ao entrar na sala o professor solicitou que os educandos arrumassem as carteiras na sala de forma que ficassem divididas à direita e a esquerda. A sala fora fracionada em quatro grupos sendo que a mesma atividade da semana anterior (Rabo do Tatu) foi repassada com as turmas. A diferença é que fracionando em grupos cada educador (Maurício, Jean, Tânia e Ricardo) ficou responsável por um grupo. As atividades ocorreram dentro do cronograma já estabelecido. Na turma a qual eu coordenei executou as atividades com louvor, ainda havendo algumas intempéries de comportamento. De uma forma geral a sala toda executou a atividade como proposta anteriormente. O educador atingiu o seu objetivo que fora trabalhar pulso e coordenação motora dentro deste contexto musical.
3º Ano B
Percebendo que a turma já estava agitada devido à aula anterior, o professor teve o insight de tocar uma música que acalmassem os ânimos dos garotos. Então ele tocou a "Música da Maré". Em seguida cantou “o que é que tá escrito” e a "Música da preguiça". Os alunos estavam agitados. Quando o professor perguntou sobre a música do Vagalume, os alunos então começam novamente com “We will rock you”. Percebeu-se então que a tentativa com esta música não era o fazer musical, mas desconcentrar e não executar a atividade proposta. O professor então aguardou pacientemente eles pararem de executar os movimentos. Em seguida o professor dividiu a sala e solicitou que formassem 1 grupo inicialmente dentro do espaço que ficou no meio da sala. A atividade foi um pouco diferente da outra turma. O professor solicitou que os alunos batessem palmas e passassem o copo sem necessariamente marcar um pulso e dizer o número ao qual eles correspondiam dentro do círculo. Em seguida o professor solicitou que marcassem um pulso. A mesma atividade foi realizada com o 2º grupo. Depois o professor pediu para eles se dividirem em 2 grupos e cada grupo correspondia a uma número diferente. Exemplo: Grupo 1 batia palma e passava o copo e dizia 1. Grupo 2 batia palma e passava o copo e dizia 2. Grupo 1 batia palma e passava o copo e dizia 3. Grupo 2 batia palma e passava o copo e dizia 4 e assim sucessivamente. Tudo isso para desenvolver a concentração, coordenação motora e noção de pulsação musical. A princípio esta atividade ficou um pouco confusa porém, ainda com um pouco de dificuldade no grupo a atividade foi executada com êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário