Turma 3º A
O educador, começando a aula com a turma do 3º A, não encontrou dificuldades para arrumar a sala liberando espaço no centro. Os educandos foram divididos em quatro grupos, ficando um a cargo do educador e os outros três coordenados pelos bolsistas. Sentamos em círculo e iniciamos a dinâmica do copo, cada educando passando o copo para o outro educando dentro de um pulso condicionado ao verso do “Rabo do Tatu”.
Como os grupos trabalharam inicialmente de forma independente, ocorreram diversas variações da atividade visando à dinâmica do “rabo do tatu”. (Mudança na letra, ordem de girar a roda, quantidades de copo, alternância da pulsação, exploração das sonoridades do copo). A atividade levou quase todo o tempo da aula, dando oportunidade para ressaltar em diversos momentos a importância de que só conseguiríamos realizar a atividade a contento se trabalhássemos em grupo e com concentração.
O educador ainda conseguiu que os grupos passassem os copos em um pulso comum, um grupo após o outro (ouvindo antes, prestando atenção ao grupo que executava a dinâmica e mantendo o pulso estabelecido na sua vez de executar a atividade.). Esta atividade foi registrada em vídeo.
Turma 3ºB
Quando chegamos à sala do terceiro ano B a turma estava muito agitada. O educador decidiu então começar a aula cantando algumas musicas acompanhado do violão. A primeira musica foi a “Da maré”, os educandos como sempre cantaram muito alto, o educador então pediu que eles cantassem o mais suave possível e todos diminuíram a intensidade, repetiu mais uma vez a canção cantando baixinho. A segunda musica foi “O que é que esta escrito”, (música na qual os educandos ficam muito excitados e geralmente gritam muito). Dessa vez o retrato foi outro, cantaram sem gritar, talvez devido à dinâmica desenvolvida na música anterior. A terceira foi a "Música da Preguiça", que todos cantaram com muita empolgação e afinação. Houve a tentativa ainda de uma quarta musica “Do vaga-lume”, que não foi adiante porque os educandos não “lembravam” da musica.
Então o educador começou a trabalhar a dinâmica do copo. Pediu que afastassem as carteiras para os lados para liberar espaço no meio. Devido à sujeira da sala o educador chamou a atenção dos educandos, trabalhando conteúdos transversais como higiene pessoal e em grupo.
A primeira atividade, visando à dinâmica do copo/Rabo do Tatu, com o roteiro previamente apresentado pelo educador consistiu em:
Bater palma contando 1..., passar copo. Onde se trabalhou compasso binário realizando primeiro com grupo pequeno de uns dez educandos, depois com metade da sala (cerca de quinze), depois com as duas metades em rodas separadas, uma de cada vez, uma depois da outra no mesmo pulso, uma interagindo com a outra alternando alunos. A atividade também foi feita sem falar o número, só com som da palma e passando o copo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário