terça-feira, 10 de agosto de 2010

Relato do Colégio Municipal Olga Figueiredo - 06 de julho de 2010 / Sexta-feira

Mas um dia de sexta-feira e a escola Olga Figueiredo em “ritmo de festa”, dessa vez o evento contava com a exposição de artes do 4º ano A e B e uma homenagem aos Pais por se aproximar o seu dia. Foi um tempo de grande importância para vida pedagoga de cada criança, principalmente para os alunos que estavam prestigiando o evento. Cada obra de arte exposta revelava os materiais utilizados pelos nossos artistas mirins desde lápis de cor, lápis grafite, colagem em papel, palitos de picolé, cordões, tampinhas, matérias reaproveitáveis etc. Os alunos se inspiraram a partir de um texto passado pela professora deles de português.

A programação aconteceu no pátio da escola, todos arrumados e envolvidos com evento. O professor Igor do 1º e 2º ano fez a abertura cantando com os alunos algumas canções e, o legal foi que todas as crianças estavam cantando. Ao terminar o momento de cânticos foi passada a palavra para a professora do 3º ano A, Jocilene da 3ª A que conduziu a apresentação de uma Peça onde os personagens foram interpretados pelos alunos da 3ª A.

A programação continuou homenageando os pais presentes com nossa canção tradicional “parabéns pra você”.

Para finalizar os trabalhos as professoras pediram que cada turma em fila fosse passando e olhando os trabalhos expostos e em seguida fossem se dirigindo para suas salas.

Terminado a programação da “exposição de artes” o professor Ráiden me informou que o ensaio do projeto iria ser dirigido por ele com o auxílio dos monitores que a professora previamente já tinha elegido na aula anterior para dar suporte ao seu trabalho e desenvolvimento do espírito de liderança de cada um. Salientou que a professora Rita não estaria presente em virtude de ter ido fazer a matricula do seu curso de mestrado.

Fui orientado a fazer um trabalho mais direcionado à voz falada no contexto teatral. Combinamos de começar o trabalho com um alongamento físico orientado pelo professor Ráiden e em seguida o condicionamento vocal orientado por mim.

Enquanto a professora do ensino fundamental estava concluindo as atividades regulares para ceder o espaço para as aulas do projeto ficamos aguardando no corredor da escola. Os trabalhos começaram às 14:35hs, como sempre, contamos com a colaboração dos alunos na arrumação da sala para dar inicio as nossas atividades.

Nesse dia os alunos estavam muito agitados, a comunicação estava impossível. Tentei sensibilizá-los no sentido de não gritarem em ambientes fechados, principalmente na sala de aula, a valorizar o ouvir e a importância da concentração para conseguirmos uma aula produtiva e um trabalho de qualidade, mas ainda assim foi difícil. O professo Ráiden pediu a palavra, orientou-os a sentarem em circulo no chão e fez um bate papo levando-os a refletirem na conduta em sala de aula. Depois pediu que todos se levantassem e continuassem em circulo para dar inicio ao alongamento físico.

Continua...

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo, esses momentos de eventos, de conscientização nos enriquecem tão quando o fato de estar em sala de aula!!!

    ResponderExcluir