quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Relato do Colégio Municipal Olga Figueiredo - 16 de julho de 2010 / Sexta-feira

Chegando à escola fui recepcionado pelos alunos do projeto que estavam na entrada esperando o horário para entrarem. Logo quando me viram começaram a gritar: Professor! Professor! Professor André... Olha, é o professor André... E, é claro, fui cumprimentando por cada um deles que demonstraram muita satisfação em me ver. O agente de portaria permitiu a minha entrada e logo fui à sala dos professores onde encontrei a professora Rita que estava fazendo algumas alterações no texto da fala dos personagens do novo musical cujo tema é: Áfricas, E Quem É Diferente?

Como a professora precisava de mais tempo para concluir as falas e fazer copias para cada aluno me pediu para ficar com eles enquanto estava terminando o texto. Ela cuidou de direcionar os alunos para uma das salas de ensino regular para que o trabalho começasse logo e aproveitassem bastante.

A sala de aula estava com muitas cadeiras e isso prejudicaria o ensaio da dança então sugerir que os alunos removessem as cadeiras para a área externa da sala com o intuito de ganharmos mais espaço para trabalharmos. Não foi difícil conseguir a ajuda deles, por serem solidários. É visível a disponibilidade de cada um em por a mão na massa. Todos colaboraram.

As atividades não puderam acontecer no laboratório de informática como de costume porque a direção da escola estava com alguns funcionários conferindo a remessa de novos computadores que a escola recebera.

Logo que terminamos de retirar todas as cadeiras pedir que os alunos entrassem e formassem uma grande roda. À medida que eles iam se arrumando fui percebendo que a sala que era maior que o laboratório de informática se tornara pequena diante do número presente de alunos. Então, pedir que fossem formadas duas grandes rodas para que coubessem todos dentro da sala e fosse possível o desenvolvimento da primeira atividade.

Atividade número I: Expressão corporal e canto

Desenvolvimento:

Letra da canção:

À direita dois,

À esquerda dois,

Quatro para frente divagar com vosso par.

Calcanhar e ponta,

Gira um, dói, três,

Calcanhar e ponta,

Vamos outra vez!

Um, dois, três vai para a direita-palmas.

Um, dois, três para a esquerda-palmas.

Essa atividade foi desenvolvida com ele com o objetivo de aquecimento vocal, preparo físico, integração e trabalho de equipe, reconhecimento de espaço, e despertar a concentração e atenção.

Segunda atividade:

Expliquei se tratava de uma atividade de imitação. Eu iria emitir um som e eles iriam reproduzir. Assim, todos seguiram a orientação. Brincamos com a voz emitindo sons grandes e sons agudos; saímos do som grave para o agudo, do som agudo para o grave. Depois expliquei a importância e participação dos músculos da respiração. Pedir que eles se concentrassem e tentasse sentir cada músculo trabalhando no processo da respiração – inspiração e expiração.

A O professor Ráiden chegou e ficou observando o desenvolvimento das atividades e fez algumas filmagens. Houve aplausos, e os alunos foram parabenizados pela interação e colaboração na atividade. Em seguida a professor Ráiden distribuiu o novo texto e o roteiro do novo musical dando inicio ao trabalho das falas. Foram feito alguns ajustes ao longo do ensaio.

Levei os figurinos como tínhamos combinado para que a professora Rita verificar se seria interessante para apresentação. Foram feitos alguns avisos inclusive que os alunos não poderiam faltar aos ensaios porque tínhamos pouco tempo para prepararmos tudo. O professor Ráiden falou da aprovação do projeto e continuidade das atividades no Olga e salientou que tinham que trabalhar batente para que tudo desse certo. Logo depois os alunos foram dispensados.

A professora Rita não pode ficar até o final do ensaio porque teve que levar os resultados dos exames para seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário