segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (GRUPO 5) 12 DE AGOSTO DE 2010

O educador começou a aula com a musica “Fazendinha do Mestre Zé”, utilizando ainda as figuras coloridas pelos educandos, sendo mostradas por mim e Tânia. Alguns entre os educandos reclamaram que íamos repetir a mesma atividade mas o educador chamou atenção para o fato de que na semana passada a dinâmica tinha sido realizada com outras pessoas (os próprios educandos). Mostrou as figuras e perguntou aos educandos se eles recordavam quem tinha mostrado as figuras na aula passada. O curioso é que eles não se recordavam de terem sido os atores principais da dinâmica sugerindo o nome dos bolsistas, dos professores de outros alunos maiores, só não mencionando a si próprios. Provavelmente ainda não se vêem como sujeitos ativos do mundo em que vivem, precisando de estímulo a essa percepção. Apesar da reclamação de repetição, todos cantaram a musica e imitaram os bichos de modo até violento. Havia um educando que estava realmente agressivo, desestabilizando todas as atividades. E outros dois que se atracaram algumas vezes durante a aula, sendo que esses dois já apresentaram um comportamento agressivo desde as primeiras observações.
Acabada a atividade da “fazendinha”, o educador começou a puxar pela memória dos educandos uma musica já trabalhada, a “Musica do peixinho”, com a letra estimulando a associação som movimento: primeiro o educador cantou a música, depois os educandos a cantaram fazendo os movimentos pedidos pela letra, depois repetiram a música realizando os movimentos sem cantá-la. O educador após a aula discorreu sobre a atividade, citando o material da Professora Marineide, como uma boa fonte de músicas que trabalham som e movimento.
Após a “Música do peixinho”, cantamos a “Música do relógio” com cada educando cantando um verso da canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário