domingo, 29 de abril de 2012

"Bolacha só de sal"



26 de abril de 2012
Cheguei para mais um dia de observações no Colégio Santa Bárbara com bastante sede e fui direto beber um pouco d’água. Foi quando percebi que mais uma vez não havia água na escola. Enfim...
Ao entrarmos na turma do 3° ano A, o professor percebeu que a sala estava bem cheia. Ele tinha a intenção de iniciar a aula com uma atividade de roda, mas o grande número de estudantes traria um pouco de dificuldade. Então começamos relembrado a música “Da maré”, onde todos cantavam juntos com o auxílio do violão tocado por Maurício. Também foram cantadas as músicas “o que é que está escrito” – onde foi realizada uma atividade de intensidade (forte, franco) – e “Sai preguiça”.
Dando sequencia a aula, foi colocada para ser ouvida a música “Bolacha de água e sal”. Foi pedido aos alunos que batessem palmas no som mais forte (marcar o andamento), depois distribuiu para a primeira fileira umas clavas, então, no lugar das palmas, bateriam um tempo com a clava e o outro com o pé, e assim foi feito uma fileira de cada vez.
Já no 3° ano B tivemos pouco tempo para a realização da aula. Os alunos estavam terminando de copiar a atividade do quadro por isso, começamos com atraso. Deu-se início às atividades com o professor cantado junto com os alunos as músicas “Da maré”, “Sai preguiça” e “O que é que está escrito” - onde foi feito um exercício rítmico com palmas e batidas com os pés. Em seguida começamos a ouvia a música “Bolacha de água e sal”, onde os alunos, no tempo da música, marcariam um tempo com uma palma e o outro batendo com o pé. Foi então que o Maurício mostrou que a mesma atividade poderia ser feita de forma diferente, quando fossem bater o pé, seria dado um passo para frente, e assim foi feito com alguns alunos como um treino para a próxima aula.
Foi um proveitoso dia de aula. As duas turmas realizaram bem as atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário