26 de abril de 2012
Cheguei para mais um dia de observações no Colégio Santa Bárbara
com bastante sede e fui direto beber um pouco d’água. Foi quando percebi que
mais uma vez não havia água na escola. Enfim...
Ao entrarmos na turma do 3° ano A, o professor percebeu que a sala estava
bem cheia. Ele tinha a intenção de iniciar a aula com uma atividade de roda,
mas o grande número de estudantes traria um pouco de dificuldade. Então
começamos relembrado a música “Da maré”, onde todos cantavam juntos com o
auxílio do violão tocado por Maurício. Também foram cantadas as músicas “o que
é que está escrito” – onde foi realizada uma atividade de intensidade (forte,
franco) – e “Sai preguiça”.
Dando sequencia a aula, foi colocada para ser ouvida a música “Bolacha
de água e sal”. Foi pedido aos alunos que batessem palmas no som mais forte (marcar
o andamento), depois distribuiu para a primeira fileira umas clavas, então, no
lugar das palmas, bateriam um tempo com a clava e o outro com o pé, e assim foi
feito uma fileira de cada vez.
Já no 3° ano B tivemos pouco tempo para a realização da aula. Os
alunos estavam terminando de copiar a atividade do quadro por isso, começamos
com atraso. Deu-se início às atividades com o professor cantado junto com os
alunos as músicas “Da maré”, “Sai preguiça” e “O que é que está escrito” - onde
foi feito um exercício rítmico com palmas e batidas com os pés. Em seguida
começamos a ouvia a música “Bolacha de água e sal”, onde os alunos, no tempo da
música, marcariam um tempo com uma palma e o outro batendo com o pé. Foi então
que o Maurício mostrou que a mesma atividade poderia ser feita de forma
diferente, quando fossem bater o pé, seria dado um passo para frente, e assim
foi feito com alguns alunos como um treino para a próxima aula.
Foi um proveitoso dia de aula. As duas turmas realizaram bem as
atividades.
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