sábado, 28 de abril de 2012

Uma aula musical


            “Quem se lembra da música que ouvimos semana passada?”, assim começou a aula de música do prof. Maurício na sala do 3º ano A. A música era “Bolacha de água e sal” e os alunos acertaram a resposta depois de algumas tentativas e lembranças de fragmentos da letra. Com a turma um pouco dispersa o professor então pegou o violão e começou a tocar suavemente a música “Da maré” e pediu que todos ouvissem os sons produzidos no ambiente e depois pediu que cantassem a melodia com lábios fechados e com a sílaba “UM” (boca chiusa). Em seguida Maurício tocou no violão apenas o início da música “O que é que está escrita” para que as crianças adivinhassem, depois de alguns chutes acabaram acertando e todos cantaram juntos acompanhados pelo professor. Na próxima música (“Sai preguiça”) Maurício insistiu na tática de fazer com que os alunos descobrissem qual era sem ele falar o nome ou cantar a música, e começou fazer alguns comentários a respeito da letra, logo depois ele passou a cantar estrofe por estrofe da música para que os alunos repetissem e depois todos cantaram juntos muito animados batucando nas cadeiras.
            Dando segmento, o professor propôs uma competição entre as filas, começou colocando a música “Bolacha de água e sal” para que todos apenas ouvissem e depois pediu que todos identificassem o som mais forte e batessem palma quando ele aparecesse, tarefa executada com facilidade. Seguindo, o professor distribuiu clavas para a primeira fila e pediu que os alunos dessa fila, no som forte, batessem alternadamente as clavas e os pés no chão, e a tarefa se repetiu em todas as outras filas sempre com a turma inteira batendo palmas quando cada fila executava a atividade, atitude motivada pelo professor que eu particularmente achei muito interessante por promover a integração e união da turma. Depois todos cantaram a música.
            Na sala do 3º ano B a aula teve início também com os alunos cantando acompanhados pelo violão do professor, as músicas foram “Da maré” e “Sai preguiça”. Na música “O que é que está escrito” o professor relembrou uma atividade já feita pela turma anteriormente, colocou a música pra tocar no som e pediu que os alunos, no fim de determinadas frases, batessem os pés seguidos de palmas.
            Em seguida Maurício fez uma atividade com a música “Bolacha de água e sal”. O professor pediu que, enquanto ouviam a música, os alunos batessem palmas e pés no chão junto com o som mais forte da canção. Depois disso Maurício demonstrou a turma outra dinâmica, na frente da sala ele andou dando passos junto com o som mais forte e chamou um aluno para tentar fazer a tarefa também. Os alunos se animaram, então o professor elegeu um representante de cada fila para fazer também, argumentando que na próxima aula todos os alunos fariam. Por fim, a turma ouviu e cantou junto a música!
            Ainda por conta da falta de água na escola, os alunos só tiveram aula até às 10:00 da manhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário