“Quem se lembra da
música que ouvimos semana passada?”, assim começou a aula de música do prof.
Maurício na sala do 3º ano A. A música era “Bolacha de água e sal” e os alunos acertaram
a resposta depois de algumas tentativas e lembranças de fragmentos da letra.
Com a turma um pouco dispersa o professor então pegou o violão e começou a
tocar suavemente a música “Da maré” e pediu que todos ouvissem os sons
produzidos no ambiente e depois pediu que cantassem a melodia com lábios
fechados e com a sílaba “UM” (boca chiusa).
Em seguida Maurício tocou no violão apenas o início da música “O que é que está
escrita” para que as crianças adivinhassem, depois de alguns chutes acabaram
acertando e todos cantaram juntos acompanhados pelo professor. Na próxima música
(“Sai preguiça”) Maurício insistiu na tática de fazer com que os alunos
descobrissem qual era sem ele falar o nome ou cantar a música, e começou fazer
alguns comentários a respeito da letra, logo depois ele passou a cantar estrofe
por estrofe da música para que os alunos repetissem e depois todos cantaram
juntos muito animados batucando nas cadeiras.
Dando segmento, o professor propôs uma competição entre
as filas, começou colocando a música “Bolacha de água e sal” para que todos
apenas ouvissem e depois pediu que todos identificassem o som mais forte e
batessem palma quando ele aparecesse, tarefa executada com facilidade.
Seguindo, o professor distribuiu clavas para a primeira fila e pediu que os
alunos dessa fila, no som forte, batessem alternadamente as clavas e os pés no
chão, e a tarefa se repetiu em todas as outras filas sempre com a turma inteira
batendo palmas quando cada fila executava a atividade, atitude motivada pelo
professor que eu particularmente achei muito interessante por promover a
integração e união da turma. Depois todos cantaram a música.
Na sala do 3º ano B a aula teve início também com os
alunos cantando acompanhados pelo violão do professor, as músicas foram “Da
maré” e “Sai preguiça”. Na música “O que é que está escrito” o professor
relembrou uma atividade já feita pela turma anteriormente, colocou a música pra
tocar no som e pediu que os alunos, no fim de determinadas frases, batessem os
pés seguidos de palmas.
Em seguida Maurício fez uma atividade com a música “Bolacha
de água e sal”. O professor pediu que, enquanto ouviam a música, os alunos
batessem palmas e pés no chão junto com o som mais forte da canção. Depois
disso Maurício demonstrou a turma outra dinâmica, na frente da sala ele andou
dando passos junto com o som mais forte e chamou um aluno para tentar fazer a
tarefa também. Os alunos se animaram, então o professor elegeu um representante
de cada fila para fazer também, argumentando que na próxima aula todos os
alunos fariam. Por fim, a turma ouviu e cantou junto a música!
Ainda por conta da falta de água na escola, os alunos só tiveram
aula até às 10:00 da manhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário