Som “Fino” e Som “Grosso”
Aula Ministrada no dia 20/04/2012 na Escola Carmelitana do Menino Jesus
O Professor Davi iniciou a aula com o acolhimento que é a hora onde as crianças fazem silencio e fecham os olhos para escutar a música que ele vai tocar. Percebo que esse momento é cheio de importância já que as crianças chegam na aula agitadas e felizes porque vão ter aula de música que se esse relaxamento não for feito não da pra continuar a aula. Em seguida, Davi tocou a música Marcha soldado e a música de apresentação do nome. Após esse acolhimento. O professor conversou com os alunos sobre o que tinha acontecido na aula anterior. Essa hora é muito legal, pois todos querem falar o que lembram. Falaram do som, imitaram som dos bichos e o professor continuou a aula explicando para eles que os sons eram diferentes, tem som fininho (agudo) e o som grosso (grave). Em seguida, Davi ensinou para eles a música “O Grilinho e o Besouro”.
Cri, Cri, Cri, canta o grilinho.
Cri, Cri, Cri, sempre a cricrilar.
Zum, Zum, Zum, responde o besourinho.
Cri, Cri, Cri, Zum, Zum, Zum, Zum, Zum.
Davi pegou o triangulo e o tambor para demonstrar o som agudo e grave. Enquanto ele cantava com as crianças eu tocava o triangulo na hora do (Cri) do grilinho e o tambor na hora do (Zum) do besouro. Logo após, ele chamou os alunos para fazerem uma roda no tatame que fica no centro da sala. Aí a felicidade foi geral, eles adoram o contato mais próximo com o professor. Roda pronta no centro da sala, as crianças tinham que cantar a música e na hora de representar o som fino elas ficavam em pé e para representar o som grave, eles abaixavam igual à brincadeira do vivo-morto. Eu continuei sentada tocando o triangulo e o tambor, porque não estava podendo me movimentar muito. Depois tiramos a música e ficou só a brincadeira do vivo-morto, onde eu tocava o triangulo e o tambor sem ordem e eles juntamente com o professor Davi tinham que ficar de pé se o som ouvido fosse o agudo e abaixados se o som tocado fosse o grave. Para finalizar a aula, Davi cantou com a música de despedida da aula e pediu que cada um colocasse sua cadeira no lugar e fizesse uma fila e não parassem de cantar a música. Eu os acompanhei até a sala de aula.
Wilems fala muito sobre a importância da canção.Ela tem mil e uma utilidades!Pode servir como acolhimento, despedia, pode dar uma lição, relaxar, além de servir como didática para ministrar qualquer conhecimento, (inclusive o musical, é claro!)Sem dúvida, aquelas crianças saíram melhor do que entraram, pois a música e o tempo nos transforma ainda que não percebamos, sutil e prazerosamente.
ResponderExcluir