Mauricio iniciou a aula fazendo perguntas sobre um livro que os alunos tinham visto com a professora. O livro ilustrava a música “Asa branca” de Luiz Gonzaga, logo foram analisadas as figuras com a letra da música e aproveitado o contexto para trabalhar o ritmo do baião, tocado com as mãos. Nessa aula toquei a melodia da música “Asa branca” no sax acompanhado por Maurício no violão.
Ao termino da aula do grupo cinco, uma professora nos pediu para fazer uma apresentação na sala do quarto ano. Logo, eu e o colega Tiago tocamos a musica “asa branca” sendo acompanhado pelos alunos que tinham a letra da música impressa.
Segundo ano
Na turma do segundo ano,Foi continuada as analises individuas com os alunos. Contudo, sendo inicialmente feita uma atividade com toda turma, através de ritmos representados por símbolos geométrico escritos no quadro.
Observação:
Nessa turma o professor Mauricio teve que chamar a coordenadora para conversar com um aluno que tinha um comportamento inadequado. Contudo, após a volta do estudante da coordenação, foi observado um melhoramento do mesmo, alem dele se disponibilizar para participar da atividade individual.
Primeiro ano
Nessa turma foi iniciada a aula com os alunos cantando uma musica do “indiozinho” que aprenderam com a professora. Também foi cantada a música de Luiz Gonzaga “asa branca” e feita uma apreciação ativa com a música do leitinho, tocada no amplificador conectado ao mp3. O professor foi fazendo perguntas sobre a letra da musica e ao final da aula todos dançaram e cantaram.
Portanto, nessa observação pude perceber a possível conexão da aula de música com outras disciplinas. Pois, pode se aproveitar o contexto da aula da professora uni docente para aplicação de atividades musicais e vice versa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei muito legal não só só a utilidade interdisciplinar da educação musical mas também capacidade de promover reflexões sobre as letras.Quantas pessoas saem por aí cantam do a música só porque ela é repeti,da pela mídia sem sequer entender a letra? Com essa análise do conteudo formamos músicos conscientes capazes de produzir e selecionar o próprio repertório.A música Asa branca não fala só da tristeza de um sertanejo como também do êxodo rural.A criança aprendendo isso desde cedo se torna um adulto muito mais maduro.Isso que é apreciação ativa!!!!
ResponderExcluir