sexta-feira, 6 de abril de 2012

Relato Santa Bárbara 3/04/12 - Haaaaja Empolgação

No grupo 5, tivemos a oportunidade de participar ativamente da aula desde o princípio. Sentamos na roda e o professor Maurício cantou a canção de auto apresentação acompanhando os educandos ao violão. Todas as vezes que uma criança se apresentava ela era parabenizada com uma salva de palmas. Depois, Maurício colocou a canção, "Cadê meu relógio?". Ele primeiro atentou as crianças para apenas ouvirem. Maurício chamou esse momento de: hora de ouvir. Todos escutaram, em seguida, aprenderam a letra e com as clavas em mãos, que mais uma vez foram distribuídas passando um por vez, marcaram o pulso da canção. Interessante observar que agora eles já conseguiram passar mais rapidamente, comprovando a apreensão dessa ideia de cooperação em grupo que o supervisor começou a trabalhar nas aulas passadas. Ao final, a pedido da professora generalista, foi ensinada a canção do Coelhinho da Páscoa. Maurício ensinou a letra, e depois acompanhou todos cantando ao violão. Nos despedimos e fomos para a turma do 2° ano.

No 2° ano o clima já foi diferente. Ao perceber nossa chegada o grupo já demostrou uma certa euforia. Eles conversavam bastante e mostraram desejo pela aula, apesar de haver um ou outro educando mais retraído. A sala estava cheia, aparentemente haviam mais alunos do que a última vez que estive lá. Maurício começou cantando a música "Sai Preguiça", principalmente ao perceber que um ou outro educando bocejava e demostrava certa morosidade. Todos cantaram com ímpeto e espantarem a preguiça com o berro carro chefe da canção: "Saaaaaiii Preguiiiça". Também a música do Coelhinho foi entoada, agora por inteiro. Após, Maurício passou o violão para mim, enquanto isso escreveu vários X circulados no quadro. O objetivo da atividade era: enquanto eu tocava o ritmo da canção, um educando com a clava andava e batia o pulso dentro de quantos X tivesse. No caso, tinham 8 X circulados, o educando que tivesse sido escolhido teria que dar 8 passos marcando o pulso e tocando a clava, tudo isso no ritmo da canção. Algumas vezes, Maurício apagava o X e deixava só o círculo para demostrar o silêncio. Isso deu um nó na cabeça dos alunos mas foi muito interessante essa atividade. Além de trabalhar pulso, ritmo, e execução instrumental, já iniciou os primórdios de um uma leitura musical. Eles liam, enquanto executavam a sequência. Paralelo a isso, o colega Rodrigo Sá anotava na lista quais alunos tinham participado e suas dificuldades.

Já no 1° ano, tivemos a grata surpresa da turma mais empolgada dessa manhã. Entramos, eu, Rodrigo e Alan, enquanto Maurício foi buscar alguma coisa na qual não me lembro. Assim que aportamos na sala os alunos nem esperaram a professora sair e já começaram a cantar a Fazendinha do Mestre Zé. Não perdemos a oportunidade e emedamos a música com eles. Tocamos no violão, batemos palmas, imitamos os animais. Maurício ao chegar na sala tomou um susto com tamanha empolgação. Depois fizemos a música em Lá lá lá, e também com boca ciusa, já buscando trabalhar a audição interna, sem a interferência da letra. Em seguida, Maurício no alto de sua experiência, em questão de um minuto afastou todas as 30 carteiras da sala, sem fazer bagunça, e montou um roda enorme. Distribuímos as clavas, e cantamos a canção "Cadê meu Relógio?" Eles marcaram o pulso, primeiro com as duas clavas tocadas ao mesmo tempo e em seguida, alternadamente. No final cantamos parabéns para uma coleguinha que estava fazendo aniversário naquele dia. Percebi que ela se emocionou com a homenagem.

Este foi o dia na Santa Bárbara!

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