Turma muito agitada, assim começa a primeira aula na sala do 3º ano A, com o professor Maurício tendo um pouco de trabalho para organizar os alunos e manter a ordem. O professor fez inicialmente a chamada, argumentando que era uma boa maneira de nós, bolsistas, começarmos a identificar e conhecer os alunos. Em seguida ele começou a relembrar algumas atividades feitas no ano passado, com estalo de dedo e língua e batidas de pés e mãos.
Com base nas atividades passadas, a primeira atividade do dia foi uma espécie de leitura à primeira vista não convencional, usando os elementos relembrados anteriormente. O professor desenhou o gráfico abaixo no quadro:
Ele apontava para cada coluna e os alunos teriam que executar o som utilizando a parte do corpo marcada pelo “X”. O professor sugeriu que a turma se separasse em filas e que cada fila ficasse responsável por uma das linhas do gráfico, mas pra começar todos fizeram juntos e encontram dificuldades para realizar a tarefa. Eu achei que a dificuldade dos pequenos estava no fato de que o professor não fazia uma contagem indicando o momento exato em que executar, ele apenas falava, “prepara” e apontava para a coluna do gráfico, mas após a aula Maurício explicou que, não fazer a contagem era parte da atividade. Para facilitar, o professor excluiu duas linhas do gráfico, deixando-o da seguinte forma:
Assim, a turma começou a conseguir realizar até com certa facilidade, então o professor perguntou se poderia acrescentar mais uma linha ao gráfico e uma das crianças sugeriu que incluísse a "mão". A atividade seguiu bem, porém não deu pra realizar a separação das filas como sugerido inicialmente por Maurício.
A segunda atividade foi a apresentação da música que será trabalhada durante o ano, “Bolacha de água e sal”, o professor colocou a música pra tocar no aparelho de som e cobrou atenção de todos. Todos afirmaram gostar da música e Maurício começou a fazer perguntas relacionadas à letra. Notoriamente os alunos captaram muito bem as informações, respondendo alguns questionamentos do professor, que para finalizar a aula colocou novamente a música para tocar.
Na segunda aula, na turma 3º ano C, a aula começou com a audição da música “Bolacha de água e sal” e Maurício alertou para que todos ouvissem com atenção, pois teriam que responder perguntas sobre a música. Depois de ouvir, alguns disseram que não gostaram da música, um dos alunos chegou a dizer que a música não tinha ritmo, mas a maioria afirmou gostar da canção. O professor passou a fazer perguntas sobre a letra da música, as crianças captaram algumas mensagens meio quebradas, o professor tocou a música de novo repetindo as perguntas e dessa vez os acertos aconteceram. A próxima pergunta feita por Maurício foi: “Qual o instrumento que faz o som mais forte da música?” e a reposta, “Tambor!”. Então o professor pediu que acompanhassem a música e estalassem os dedos quando o som do tambor aparecesse.
Em seguida Maurício sugeriu uma atividade parecida com a feita na turma anterior, porém mais simples. Desenhou o mesmo gráfico no quadro, mas apenas com duas linhas (indicando língua e pé) e pediu que a turma seguisse o ritmo da música de acordo com a marcação do quadro.
No fim da aula o professor rapidamente conseguiu organizar a sala de modo que o centro ficasse livre e pediu que todos (inclusive os bolsistas) ficassem de pé, formassem um circulo e de mãos dadas estalassem a língua e batessem o pé ao ritmo da música. Em seguida a atividade continuou só que a batida de pé era pra ser feita dando um passo para a esquerda de forma que o círculo girasse no sentido horário.
Deu para perceber que essa turma precisou de mais orientações do professor do que a turma anterior. Depois Maurício explicou que isso ocorre porque as crianças dessa turma eram provenientes de outras escolas que não tinha o ensino de música desde pequenos e a primeira turma já via música desde o grupo cinco.
Infelizmente não houve a terceira aula. Por conta da falta de água na escola, os alunos tiveram que ser liberados às 10 horas.
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