terça-feira, 24 de abril de 2012

Quem gosta de bolacha de água e sal?

Colégio Santa Barbara dia 19 de abril de 2012.


Mais uma manhã de aulas se inicia. Nossa primeira turma do dia foi a do 3° ano A.
A aula inicia-se com a chamada onde nós, os bolsistas, ficamos atentos para ver se conseguimos guardar o nome dos alunos, mas, isso vai nos custar um pouco mais de tempo. A primeira atividade foi uma leitura a primeira vista usando-se uma tabela com as indicações: pé, dedo língua e mão.

X



X

Dedo


X


X
Língua

X



X
Mão



X
X


Após passar cada som com os alunos, o professor Maurício pedia para que se preparassem e apontava a coluna onde deveriam executar o som indicado na tabela. Eles tiveram muita dificuldade de realizar a tarefa, pois, não conseguiam em tempo hábil identificar onde estava o “X” e ler qual deveria ser o som a ser reproduzido. Foi então que o professor retirou dois elementos da tabela, ficando somente o Pé e o Dedo. Dessa maneira, os alunos sentiram mais facilidade, pois, decoraram cada posição e executaram a atividade de maneira satisfatória.
Para testar a capacidade dos alunos o professor inseriu mais uma coluna.  Um deles, Ezequiel, sugeriu a mão, e assim foi feito com a atividade seguindo sem maiores problemas.
Dando seguimento a aula, Maurício pediu para que os alunos ficassem em silêncio para que escutassem a música que será trabalhada durante o ano “Bolacha de água e sal”. Após a apreciação, foi perguntado se gostaram da música. A resposta foi positiva de toda a turma. Também foi perguntada qual parte da música eles se recordavam. Muitos lembraram de várias partes. Algo que me deixou surpreso, pois, nem eu captei tantas partes na primeira escuta.
Na outra turma da manhã, o 3° ano C, já inicia a aula com a apreciação da música “Bolacha de água e sal” e também foram feitas as mesmas perguntas da turma anterior. Desta vez, alguns poucos alunos declararam que não gostaram da música, um deles disse que não gostou porque a achou sem ritmo, argumento esse rebatido pelo professor e por outros alunos. Foi colocada novamente pra tocar a música onde foi pedido que eles identificassem o som mais forte e estralassem os dedos sempre que esse som aparecesse. O som mais forte era o do tambor e com o estralar dos dedos, ficou bem claro qual o ritmo da música.
A próxima atividade dessa turma foi a leitura a primeira vista da tabela, onde, com a experiência adquirida na turma anterior, inicio-se com apenas dois sons:

Língua
X

X

X


X

X

X

Depois que os alunos fizeram a leitura, fizemos a atividade acompanhado a música e em seguida, o professor abriu espaço no centro da sala e continuamos a tarefa só que dessa vez em círculo, todos de mãos dadas – professor, alunos e bolsistas – e girando em sentido horário.
Foi um dia proveitoso onde tivemos a oportunidade de conhecer duas novas turmas. A primeira tinha um pouco mais de facilidade de executar as atividades por estar mais familiarizada com as aulas de música. A segunda turma é formada por alunos na sua maioria, oriundos de outras escolas onde não tinham acesso às aulas de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário