Mais uma manhã
de aulas se inicia. Nossa primeira turma do dia foi a do 3° ano A.
A aula
inicia-se com a chamada onde nós, os bolsistas, ficamos atentos para ver se
conseguimos guardar o nome dos alunos, mas, isso vai nos custar um pouco mais
de tempo. A primeira atividade foi uma leitura a primeira vista usando-se uma tabela
com as indicações: pé, dedo língua e mão.
Pé
|
X
|
X
|
||||
Dedo
|
X
|
X
|
||||
Língua
|
X
|
X
|
||||
Mão
|
X
|
X
|
Após passar
cada som com os alunos, o professor Maurício pedia para que se preparassem e
apontava a coluna onde deveriam executar o som indicado na tabela. Eles tiveram
muita dificuldade de realizar a tarefa, pois, não conseguiam em tempo hábil identificar
onde estava o “X” e ler qual deveria ser o som a ser reproduzido. Foi então que
o professor retirou dois elementos da tabela, ficando somente o Pé e o Dedo. Dessa
maneira, os alunos sentiram mais facilidade, pois, decoraram cada posição e
executaram a atividade de maneira satisfatória.
Para testar a
capacidade dos alunos o professor inseriu mais uma coluna. Um deles, Ezequiel, sugeriu a mão, e assim foi
feito com a atividade seguindo sem maiores problemas.
Dando
seguimento a aula, Maurício pediu para que os alunos ficassem em silêncio para
que escutassem a música que será trabalhada durante o ano “Bolacha de água e
sal”. Após a apreciação, foi perguntado se gostaram da música. A resposta foi
positiva de toda a turma. Também foi perguntada qual parte da música eles se
recordavam. Muitos lembraram de várias partes. Algo que me deixou surpreso, pois,
nem eu captei tantas partes na primeira escuta.
Na outra
turma da manhã, o 3° ano C, já inicia a aula com a apreciação da música “Bolacha
de água e sal” e também foram feitas as mesmas perguntas da turma anterior. Desta
vez, alguns poucos alunos declararam que não gostaram da música, um deles disse
que não gostou porque a achou sem ritmo, argumento esse rebatido pelo professor
e por outros alunos. Foi colocada novamente pra tocar a música onde foi pedido
que eles identificassem o som mais forte e estralassem os dedos sempre que esse
som aparecesse. O som mais forte era o do tambor e com o estralar dos dedos,
ficou bem claro qual o ritmo da música.
A próxima
atividade dessa turma foi a leitura a primeira vista da tabela, onde, com a experiência
adquirida na turma anterior, inicio-se com apenas dois sons:
Língua
|
X
|
X
|
X
|
|||
Pé
|
X
|
X
|
X
|
Depois que os
alunos fizeram a leitura, fizemos a atividade acompanhado a música e em
seguida, o professor abriu espaço no centro da sala e continuamos a tarefa só
que dessa vez em círculo, todos de mãos dadas – professor, alunos e bolsistas –
e girando em sentido horário.
Foi um dia
proveitoso onde tivemos a oportunidade de conhecer duas novas turmas. A
primeira tinha um pouco mais de facilidade de executar as atividades por estar
mais familiarizada com as aulas de música. A segunda turma é formada por alunos
na sua maioria, oriundos de outras escolas onde não tinham acesso às aulas de música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário