Aula
do dia 03/04/2012
Quando cheguei
à escola já havia terminado a aula do grupo 5 e o professor regente da turma,
Maurício, Tiago e Rodrigo (bolsistas), já estavam na sala do 2° ano. Como
cheguei tarde, em função de uma ida ao médico, preferi não interromper o
andamento da aula. Aproveitei para observar um pouco a dinâmica da escola fora
das salas observadas. Observei as turmas que estavam indo pegar a merenda. Eles
iam tranquilamente buscá-la, apesar de alguns “espertinhos” tentarem entrar na
fila duas vezes e do desperdício de comida em relação a alguns deles.
O que mais me
chamou a atenção, sobre o que está supracitado, é que apesar deles não terem um
lugar para fazer suas refeições, lanchar na sala de aula não me pareceu ser um
problema. Contudo, essa realidade, impede que haja um contato maior entre as
diversas turmas. Ainda fiquei me perguntando por que eles ficam tanto dentro da
sala de aula. A “escola”, segundo o que sei, alega que há conflito entre alunos
de ruas diferentes do bairro do Uruguaia. Sinceramente, não vi conflito algum
na hora da merenda, levando-se em consideração que muitos deles, de faixas etárias
diferentes se encontravam naturalmente no corredor.
Logo
depois, por algum motivo o professor Maurício saiu da sala do primeiro ano e me
chamou para entrar na sala, mesmo a aula já estando perto do final. Quando
entrei, Tiago estava cantando com os meninos, enquanto o professor resolvia
algumas pendências. Os meninos estavam agitados, mas cantaram juntos com o
bolsista. Um menino viu que o professor estava vindo e começaram a se arrumar
em suas cadeiras e ficaram em silêncio. O que mostra que ele tem sua turma na
mão; já a gente, teve um pouco de dificuldade de conter o barulho na sala de
aula, justamente por ter pouco contato com eles, ainda.
Seguimos
para a turma do primeiro ano. O Professor pediu para que entrássemos com os materiais
que seriam utilizados na aula. Tiago estava com o violão nas mãos. Quando
adentramos a sala as crianças nos receberam cantando uma das músicas
trabalhadas pelo professor ao longo desse ano, “Fazendinha do mestre Zé”. Ele
aproveitou para acompanhá-los. Rodrigo e eu cantamos juntos com os meninos. Foi
um momento muito interessante. Me senti mais parte da turma e pude perceber o
quanto é importante que se aprenda música desde cedo. Algo que fica claro em
relação à essa turma, já que eles tem aula de música desde o grupo 5. Fizemos
ainda uma atividade com as clavas, sentados em roda no chão, onde os meninos
faziam movimentos com os pés, marcaram o pulso e fizeram células rítmicas.
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