quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma recepção interessante


                Aula do dia 03/04/2012
Quando cheguei à escola já havia terminado a aula do grupo 5 e o professor regente da turma, Maurício, Tiago e Rodrigo (bolsistas), já estavam na sala do 2° ano. Como cheguei tarde, em função de uma ida ao médico, preferi não interromper o andamento da aula. Aproveitei para observar um pouco a dinâmica da escola fora das salas observadas. Observei as turmas que estavam indo pegar a merenda. Eles iam tranquilamente buscá-la, apesar de alguns “espertinhos” tentarem entrar na fila duas vezes e do desperdício de comida em relação a alguns deles.
O que mais me chamou a atenção, sobre o que está supracitado, é que apesar deles não terem um lugar para fazer suas refeições, lanchar na sala de aula não me pareceu ser um problema. Contudo, essa realidade, impede que haja um contato maior entre as diversas turmas. Ainda fiquei me perguntando por que eles ficam tanto dentro da sala de aula. A “escola”, segundo o que sei, alega que há conflito entre alunos de ruas diferentes do bairro do Uruguaia. Sinceramente, não vi conflito algum na hora da merenda, levando-se em consideração que muitos deles, de faixas etárias diferentes se encontravam naturalmente no corredor.
                Logo depois, por algum motivo o professor Maurício saiu da sala do primeiro ano e me chamou para entrar na sala, mesmo a aula já estando perto do final. Quando entrei, Tiago estava cantando com os meninos, enquanto o professor resolvia algumas pendências. Os meninos estavam agitados, mas cantaram juntos com o bolsista. Um menino viu que o professor estava vindo e começaram a se arrumar em suas cadeiras e ficaram em silêncio. O que mostra que ele tem sua turma na mão; já a gente, teve um pouco de dificuldade de conter o barulho na sala de aula, justamente por ter pouco contato com eles, ainda.
                Seguimos para a turma do primeiro ano. O Professor pediu para que entrássemos com os materiais que seriam utilizados na aula. Tiago estava com o violão nas mãos. Quando adentramos a sala as crianças nos receberam cantando uma das músicas trabalhadas pelo professor ao longo desse ano, “Fazendinha do mestre Zé”. Ele aproveitou para acompanhá-los. Rodrigo e eu cantamos juntos com os meninos. Foi um momento muito interessante. Me senti mais parte da turma e pude perceber o quanto é importante que se aprenda música desde cedo. Algo que fica claro em relação à essa turma, já que eles tem aula de música desde o grupo 5. Fizemos ainda uma atividade com as clavas, sentados em roda no chão, onde os meninos faziam movimentos com os pés, marcaram o pulso e fizeram células rítmicas.

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