sexta-feira, 27 de abril de 2012

Marcando o pulso


Logo ao entrar na sala da turma do 3° ano A Maurício, o professor, já perguntou se lembravam da música trabalhada na última aula, depois de vários "chutes", lembraram da canção “Bolacha de água e Sal”.
Dando seguimento, cantaram a música “da maré”, percebendo que não lembraram, instantaneamente, o professor pediu que cantassem com boca “chiusa” – o professor explicou aos bolsistas que essa era uma técnica para ativar memória musical através da melodia – e continuou cantando as canções “o quê que está escrito” e “sai preguiça”.
O professor colocou a música “bolacha de água e sal” no som (grande parte da turma sem qualquer explicação da próxima atividade já começaram a bater o pulso corretamente). Com a atenção agora voltada para Maurício, explica a atividade que nada mais era o que eles já tinha feito: identificar o pulso da música batendo, alternadamente, os pés e as clavas.
A atividade foi feita, separadamente, fila por fila. Todos executaram a atividade com facilidade.
Na turma 3° B a aula foi menor por conta dos discentes que não haviam terminado de copiar a atividade de revisão da aula anterior que teriam avaliação no dia seguinte.
Seguindo o mesmo repertório da turma anterior cantando com acompanhamento do violão do professor, que ao terminar lembrou a atividade feita na última aula com a música “bolacha de água e sal”.
Agora, com a mesma música, Maurício propôs a turma uma nova atividade, que será realizada na próxima aula, batendo palma e dando um passo a frente. Pediu voluntários para realizar a atividade e todos que se dispuseram executaram corretamente. Chegando ao fim da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário