A aula do 3° ano A foi iniciada com o pedido do
professor para que os alunos escutassem todos os sons à sua volta (ventilador,
colegas etc) conseguindo o silencio necessário para que os alunos cantassem ``
A maré``. Em seguida foi tocada a introdução da música `` O que é que está
‘’escrito’’ para que os alunos tentassem adivinhar qual era a música e apenas
um aluno foi capaz de reconhecer. Na sequência, a música foi executada com o
trabalho de dinâmica (piano e forte) com grande sucesso.
A terceira canção trabalhada foi a canção da
preguiça onde foi trabalhada a memorização da letra com alternância, ou seja,
uma estrofe cantada pelo professor e a outra pelos estudantes.
Após essa primeira sequencia de atividades foi
perguntado se eles se lembravam da música ‘’Bolacha de água e sal’’ e quais eram
os ingredientes da bolacha e depois de escutar a canção marcando o som mais
forte com a palma, o professor propôs um desafio entre as filas: executar a
música utilizando as clavas, onde um tempo seria marcado com a clava e outro
com o pé. A ideia de competição pereceu estimular muito a turma, e com poucas
exceções a atividade foi facilmente executada. Um ponto interessante nessa
atividade é que as clavas eram passadas para a outra fila após a atividade
trabalhando a idéia de compartilhar o material. No início eles faziam silencio
para ouvir a outra fila executar a tarefa mas com o passar do tempo houve um
pouco de dispersão por estarem sem ocupação. O professor Maurício logo os
chamou a atenção de que as outras filas escutaram com boa postura a execução
dos demais. No final todas as filas são aplaudidas por eles mesmos
desconstruindo, dessa forma, qualquer ideia de melhor ou pior que tenha sido
mal interpretada e que a disputa não passou de uma atividade lúdica. Ao final,
eles escutam novamente a canção e dançam ao som dela.
No 3° ano C entramos um pouco depois do horário pois os alunos ainda estavam
copiando uma atividade da aula anterior. Começamos com a canção da``Maré’’
seguida da ‘’Preguiça’’ e da recapitulação de ‘’O que é que está escrito’’.
Nessa turma, aquele estudante ao qual me referi no final do último post, tenta
de alguma forma chamar a atenção de todos, ele passeia livremente pela sala
como se quisesse obter a atenção que talvez não tenha em casa. Maurício sabe
muito bem como lidar com ele e permite que ele se movimente e se expresse até o
momento em que começa a interferir no bom andamento da atividade. Nesse momento
ele é repreendido pelo professor que o lembra de que sempre o trata bem, que
sempre o respeita , ao passo que ressalta qualidades como a ajuda que ele
presta nas aulas. Ele se acalma mas em um dado momento ele se retira da sala, o
que eu encarei como uma atitude de respeito com relação ao professor pois
continuou com o seu comportamento inadequado fora da sala de aula.
Na sequência voltamos com a canção da Bolacha
de água e sal com a proposta de marcar um tempo com a palma e outro com o pé.
Foram chamados à frente da turma três alunos para que executassem a tarefa e
demonstrassem para os colegas finalizando com a música cantada por toda a sala.
Por conta da falta de água mais uma vez tivemos
que sair antes e aproveitamos para ouvir mais um pouco da experiência do Prof.
Maurício na rede publica.
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