sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ritmando


A aula do 3° ano A foi iniciada com o pedido do professor para que os alunos escutassem todos os sons à sua volta (ventilador, colegas etc) conseguindo o silencio necessário para que os alunos cantassem `` A maré``. Em seguida foi tocada a introdução da música `` O que é que está ‘’escrito’’ para que os alunos tentassem adivinhar qual era a música e apenas um aluno foi capaz de reconhecer. Na sequência, a música foi executada com o trabalho de dinâmica (piano e forte) com grande sucesso.

A terceira canção trabalhada foi a canção da preguiça onde foi trabalhada a memorização da letra com alternância, ou seja, uma estrofe cantada pelo professor e a outra pelos estudantes.

Após essa primeira sequencia de atividades foi perguntado se eles se lembravam da música ‘’Bolacha de água e sal’’ e quais eram os ingredientes da bolacha e depois de escutar a canção marcando o som mais forte com a palma, o professor propôs um desafio entre as filas: executar a música utilizando as clavas, onde um tempo seria marcado com a clava e outro com o pé. A ideia de competição pereceu estimular muito a turma, e com poucas exceções a atividade foi facilmente executada. Um ponto interessante nessa atividade é que as clavas eram passadas para a outra fila após a atividade trabalhando a idéia de compartilhar o material. No início eles faziam silencio para ouvir a outra fila executar a tarefa mas com o passar do tempo houve um pouco de dispersão por estarem sem ocupação. O professor Maurício logo os chamou a atenção de que as outras filas escutaram com boa postura a execução dos demais. No final todas as filas são aplaudidas por eles mesmos desconstruindo, dessa forma, qualquer ideia de melhor ou pior que tenha sido mal interpretada e que a disputa não passou de uma atividade lúdica. Ao final, eles escutam novamente a canção e dançam ao som dela.

No 3° ano C entramos um pouco depois do horário pois os alunos ainda estavam copiando uma atividade da aula anterior. Começamos com a canção da``Maré’’ seguida da ‘’Preguiça’’ e da recapitulação de ‘’O que é que está escrito’’. Nessa turma, aquele estudante ao qual me referi no final do último post, tenta de alguma forma chamar a atenção de todos, ele passeia livremente pela sala como se quisesse obter a atenção que talvez não tenha em casa. Maurício sabe muito bem como lidar com ele e permite que ele se movimente e se expresse até o momento em que começa a interferir no bom andamento da atividade. Nesse momento ele é repreendido pelo professor que o lembra de que sempre o trata bem, que sempre o respeita , ao passo que ressalta qualidades como a ajuda que ele presta nas aulas. Ele se acalma mas em um dado momento ele se retira da sala, o que eu encarei como uma atitude de respeito com relação ao professor pois continuou com o seu comportamento inadequado fora da sala de aula.

Na sequência voltamos com a canção da Bolacha de água e sal com a proposta de marcar um tempo com a palma e outro com o pé. Foram chamados à frente da turma três alunos para que executassem a tarefa e demonstrassem para os colegas finalizando com a música cantada por toda a sala.

Por conta da falta de água mais uma vez tivemos que sair antes e aproveitamos para ouvir mais um pouco da experiência do Prof. Maurício na rede publica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário