sábado, 21 de abril de 2012

"Bolacha de água e sal"


Ao entrarmos na sala demorou um pouco até o professor Maurício conseguir atenção e fazer a chamada. Essa turma 3° ano A teve o privilégio de ter aulas música desde o grupo 5, pois a maioria é aluno da casa.

Aos poucos o professor relembrou as atividades de sons com o pé, dedo, língua e mão. Deu seguimento à atividade, reconstruiu a tabela com essas opções de sons e onde estivesse assinalada com um “X” executava a batida de uma opção apontada pelo professor.
Fig.1
X



X

Dedo


X


X
Língua

X



X
Mão



X
X









Não houve muito sucesso – acho que tinha muita informação de leitura para as crianças e percebi que elas tentavam de alguma maneira decorar o exercício para executar melhor. Dessa maneira o professor propôs somente com o pé e dedo e após algumas tentativas soou como bem.

Numa segunda atividade o professor perguntou quem conhecia a música “Bolacha de Água e Sal” e alguns responderam positivamente. Ressaltando que essa turma teve preparação musical desde os primeiros anos de formação foi bem fácil conseguir silêncio relembrando-os de que no grupo 5 havia a hora de ouvir, e ali era a hora de por em prática. Maurício perguntou quais as partes que mais gostaram e com auxílio relembrou as partes sem dificuldade. Partimos para outra turma.

Já na sala do 3° ano C – observei que a turma era mais velha que a anterior – começou a aula com a audição da música “Bolacha de Água e Sal” acrescentando que esta será trabalhada durante o ano. Após a audição o professor pergunta a turma se havia gostado e teve um resultado negativo de uma minoria e um deles se manifestou dizendo que a música não tinha ritmo mais logo foi amparando pelo professor com a explicação que tinha sim ritmo.

Em seguida Maurício sugeriu que marcassem o pulso da música com os dedos para dar inicio a atividade de leitura, como a mesma notação da Fig.1, só que com duas linhas, uma para bater o pé e outra para os dedos ainda no pulso da musica. Executaram naturalmente.

A última atividade foi feito uma roda – o professor nos ensinou como conseguir o centro da sala em pouco tempo e sem bagunça – onde todos de mãos dadas deveriam bater no primeiro pulso a língua e depois dar um passo para a esquerda dando movimento à roda. Inicialmente embolaram um pouco mais conseguiram facilmente e gostaram da brincadeira.

Em virtude duma eventual falta de água os alunos tiveram que ser liberados às 10h, portanto, não houve mais aulas e aproveitamos o tempo para uma conversa sobre as turmas. O professor Maurício explicou o porquê da minha observação em relação à segunda turma, por terem uma idade avançada, disse que se tratava de uma turma de fluxo (um modo ou tentativa de acelerar o aprendizado dos alunos com idade avançada em relação à turma), que não eram alunos da casa e por conta disso não tinha ainda aulas de música nem o perfil da escola.  





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