Ao entrarmos na sala demorou um pouco até o professor Maurício conseguir
atenção e fazer a chamada. Essa turma 3° ano A teve o privilégio de ter aulas
música desde o grupo 5, pois a maioria é aluno da casa.
Aos poucos o professor relembrou as atividades de sons com o
pé, dedo, língua e mão. Deu seguimento à atividade, reconstruiu a tabela com
essas opções de sons e onde estivesse assinalada com um “X” executava a batida
de uma opção apontada pelo professor.
Fig.1
Pé
|
X
|
X
|
||||
Dedo
|
X
|
X
|
||||
Língua
|
X
|
X
|
||||
Mão
|
X
|
X
|
Não houve muito sucesso – acho que tinha muita informação de leitura para as crianças e percebi que elas tentavam de alguma maneira decorar o exercício para executar melhor. Dessa maneira o professor propôs somente com o pé e dedo e após algumas tentativas soou como bem.
Numa segunda atividade o professor perguntou quem conhecia a
música “Bolacha de Água e Sal” e alguns responderam positivamente. Ressaltando
que essa turma teve preparação musical desde os primeiros anos de formação foi
bem fácil conseguir silêncio relembrando-os de que no grupo 5 havia a hora de
ouvir, e ali era a hora de por em prática. Maurício perguntou quais as partes
que mais gostaram e com auxílio relembrou as partes sem dificuldade. Partimos
para outra turma.
Já na sala do 3° ano C – observei que a turma era mais velha
que a anterior – começou a aula com a audição da música “Bolacha de Água e Sal”
acrescentando que esta será trabalhada durante o ano. Após a audição o
professor pergunta a turma se havia gostado e teve um resultado negativo de uma
minoria e um deles se manifestou dizendo que a música não tinha ritmo mais logo
foi amparando pelo professor com a explicação que tinha sim ritmo.
Em seguida Maurício sugeriu que marcassem o pulso da música
com os dedos para dar inicio a atividade de leitura, como a mesma notação da
Fig.1, só que com duas linhas, uma para bater o pé e outra para os dedos ainda
no pulso da musica. Executaram naturalmente.
A última atividade foi feito uma roda – o professor nos
ensinou como conseguir o centro da sala em pouco tempo e sem bagunça – onde todos
de mãos dadas deveriam bater no primeiro pulso a língua e depois dar um passo
para a esquerda dando movimento à roda. Inicialmente embolaram um pouco mais
conseguiram facilmente e gostaram da brincadeira.
Em virtude duma eventual falta de água os alunos tiveram que
ser liberados às 10h, portanto, não houve mais aulas e aproveitamos o tempo
para uma conversa sobre as turmas. O professor Maurício explicou o porquê da
minha observação em relação à segunda turma, por terem uma idade avançada,
disse que se tratava de uma turma de fluxo (um modo ou tentativa de acelerar o
aprendizado dos alunos com idade avançada em relação à turma), que não eram
alunos da casa e por conta disso não tinha ainda aulas de música nem o perfil
da escola.
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