Eu, juntamente com
mais três colega, iniciamos na quinta-feira passada dia 12 de abril nossas
observações de aula no Colégio Santa Bárbara lecionada pelo professor Maurício
Dória.
Em virtude em
um curso para os professores não houve aulas de música na quinta anterior, o
que aconteceria nessa mesma quinta. Como uma professora do quarto ano se
ausentou, tivemos a oportunidade de observamos nossa primeira aula.
Antes de irmos
para a sala de aula, o professor nos mostrou as dependências da escola e o
plano de curso da disciplina onde ficamos durante um tempo conversando sobre
tal assunto.
Quando estávamos
prestes a entrar na sala, os alunos ainda não sabiam qual aula seria ministrada
naquele horário vago, e quando nos viram na porta com os instrumentos, ouvi um
grito de euforia vindo da sala: “êba, vai ser aula de música”. Fiquei muito
contente com a animação dos alunos com a aula que viria.
O professor
iniciou a aula cantando junto com os alunos a música “Da maré”, utilizando-se
também de recursos como boca chiusa e
vibrato com a língua. Em seguida, cantou a música “Sai preguiça” onde os alunos
acompanharam com muita animação. Dando continuidade e sempre acompanhado pelo
violão, Maurício cantou com os alunos a música “O que é que está escrito” onde,
depois de relembrar a letra, iniciou uma atividade rítmica utilizando notação
musical não convencional - com símbolos - onde o “X” representava as palmas; o círculo
as batidas com o pé e o triângulo o silêncio. Por fim aprenderam uma nova música,
“Bolacha de água e sal”.
Ocorreu tudo
bem durante a aula, mas, por conta da animação excessiva dos alunos, por algumas
vezes, o professor teve que elevar muito seu tom de voz para ser ouvido o que
ocasionou advertências.
Apesar dessas advertências temos aí um excelente sinal:A aprovação foi geral.provavelmente todos os alunos gostaram da aula a ponte de se empolgarem e excederem um pouquinho o limite.Aprender de forma prazerosa é muito mais gratificante e fixa muito mais que qualquer exercício monótono.
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