quarta-feira, 18 de abril de 2012

Primeira experiência


Eu, juntamente com mais três colega, iniciamos na quinta-feira passada dia 12 de abril nossas observações de aula no Colégio Santa Bárbara lecionada pelo professor Maurício Dória.
Em virtude em um curso para os professores não houve aulas de música na quinta anterior, o que aconteceria nessa mesma quinta. Como uma professora do quarto ano se ausentou, tivemos a oportunidade de observamos nossa primeira aula.
Antes de irmos para a sala de aula, o professor nos mostrou as dependências da escola e o plano de curso da disciplina onde ficamos durante um tempo conversando sobre tal assunto.
Quando estávamos prestes a entrar na sala, os alunos ainda não sabiam qual aula seria ministrada naquele horário vago, e quando nos viram na porta com os instrumentos, ouvi um grito de euforia vindo da sala: “êba, vai ser aula de música”. Fiquei muito contente com a animação dos alunos com a aula que viria.
O professor iniciou a aula cantando junto com os alunos a música “Da maré”, utilizando-se também de recursos como boca chiusa e vibrato com a língua. Em seguida, cantou a música “Sai preguiça” onde os alunos acompanharam com muita animação. Dando continuidade e sempre acompanhado pelo violão, Maurício cantou com os alunos a música “O que é que está escrito” onde, depois de relembrar a letra, iniciou uma atividade rítmica utilizando notação musical não convencional - com símbolos - onde o “X” representava as palmas; o círculo as batidas com o pé e o triângulo o silêncio. Por fim aprenderam uma nova música, “Bolacha de água e sal”.
Ocorreu tudo bem durante a aula, mas, por conta da animação excessiva dos alunos, por algumas vezes, o professor teve que elevar muito seu tom de voz para ser ouvido o que ocasionou advertências.

Um comentário:

  1. Apesar dessas advertências temos aí um excelente sinal:A aprovação foi geral.provavelmente todos os alunos gostaram da aula a ponte de se empolgarem e excederem um pouquinho o limite.Aprender de forma prazerosa é muito mais gratificante e fixa muito mais que qualquer exercício monótono.

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