Nesse dia acontecem as aulas
do 3º, 4º e 5º ano. Esse é um projeto para trazer um pouco da cultura popular
para a sala de aula. Nessas aulas o foco foi o musical: Baile do Menino Deus. A
professora Nara contou um pouco da história, que surgiu em Pernambuco, a
trajetória do palhaço Matheus e seus brincantes, que buscam encontrar o menino
deus. Esse musical nos relembra as brincadeiras de infância, como: boca de
forno, entre outras; traços da cultura popular nordestina e instrumentos
característicos, de herança africana, como o instrumento de percussão alfaia,
que é usado no maracatú.
Nara ensinou a classe a
musica Romã romã, depois disso os alunos tiveram um momento para descrever suas
brincadeiras prediletas. Nós bolsistas (Eu, Lizandra e Rafael) tocamos as
alfaias nessa música, com e sem playback.
Nara gosta de despertar a
curiosidade dos alunos, ela não conta a história inteira no mesmo dia, há
sempre o próximo capítulo e próxima aula.
Além dessas atividades,
trouxe vídeos para apreciação. Um deles foi o do primeiro ensaio para a
apresentação do musical – que vai acontecer final do ano e o outro, o mesmo
musical, mas se tratando de uma apresentação final de um grupo de teatro
profissional de Recife.
Nessa atividade os alunos
puderam verem-se atuando, desenvolver o senso crítico podendo criar sugestões e
fazer comparações com o vídeo dos atores profissionais. Foi muito boa a
atividade, os alunos perceberam coisas que agente não tinha percebido, como o
momento em que o palhaço Matheus dá uma palmada com uma bexiga nos brincantes.
Ao longo das aulas, Nara
procurou dar “responsabilidades“ a alguns alunos, como: ser o “ajudante
oficial“ (o que se deslocava para pegar algumas coisas na secretaria); ser o
redator, aluno que listou no caderno os pontos que o grupo precisava melhorar
em relação ao musical. Ao meu ver, Nara teve diversos critérios, cito apenas
dois: como uma forma de contemplar o aluno que estava com ótima participação na
aula; e bem como uma forma de desviar a atenção daquele aluno que estava
tentando atrapalhar a aula, este também se sentiu importante e serviu de
“espelho“ para a turma. São estratégias de Nara.
Os alunos foram
conscientizados que o vídeo da escola se tratava de um primeiro ensaio, sabendo
que a cada ensaio os atores/alunos do Domingos Sávio irão melhorar muito! Nara
enfatizou que todos ali têm capacidade de realizar o musical tão bom quanto o
do vídeo comparado.
Dando continuidade a parte
de apreciação ativa. Os alunos
exercitaram sua escuta identificando os instrumentos tocados na música: Romã
romã. Nara prometeu que na próxima aula traria a figura de cada um desses
instrumentos usados nessa música. Na última aula, quando Nara foi nos apresentar,
pedi licença para fazer diferente, cantei a música:
“A aula vai começar“ (Musicalização
infantil-UFBA) – usei alfaia, ritmo de baião – e todos tiveram espaço para dizer seus nomes. Foi divertido!
rsrsrs
Coloquei letra grande para ficar mais fácil ler. A impressão que dá é que a postagem ficou grande!! Fui o mais suscinto possível nas informações!!
ResponderExcluirAbraço