sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VÍNCULO

Após quinze dias sem ir para as aulas na Irmã Sheila devido a reforma na escola e a problemas de saúde, fiquei bastante surpreso e muito feliz ao perceber que apesar de pouco tempo, duas aulas apenas, as crianças lembravam de mim. Cheguei mais cedo, dei uma volta no bairro me ambientando um pouco com a rotina da comunidade, e fui para escola esperar a hora da aula do professor Carmelito. Sentei na entrada da escola e fiquei a observar as crianças chegando com seus pais, para minha surpresa muitas falaram comigo. Ao chegar, o prof. Carmelito me disse que elas perguntaram por mim, e ao começar as aulas sentei junto com elas e participei das atividades enquanto aluno. Lado a lado com elas embarcando em suas experiências pude notar que o vínculo entre eu e elas já estava se estabelecendo. Penso que o primeiro passo para ingressar num processo educacional com qualquer turma, independente da idade, é estabelecer laços de confiança, o vínculo. Das poucas aulas que participei com o prof. Carmelito tenho voltado meu olhar bastante para esse aspecto. Carmelito tem uma relação pautada numa vinculação sólida  com cada um de seus alunos. Trabalhar com a educação infantil é realmente encantador, o vínculo enquanto fator primeiro para adentrar num processo de musicalização prazeroso e eficaz se estabelece com clareza. Acho que uma pedagogia sedimentada sob  a afetividade é  quem pode contribuir para a consolidação de um sistema de educação capaz de ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e ansiosos por uma sociedade mais justa.   

Um comentário:

  1. É isso mesmo, Sapoti, o primeiro, e talvez o mais importante, de todos os passos na educação é o estabelecimento de um vinculo solido, de uma confiança mutua entre o professor e o aluno. Feito isso, o céu é o limite!

    ResponderExcluir