quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia de grandes surpresas...


Durante as observações de aula do dia 26 de setembro na Escola São Domingos Sávio, eu e meus colegas tivemos uma surpresa: iríamos ficar responsáveis pelas atividades da turma do 4º ano, pois a professora Nara tinha um compromisso e pediu nossa ajuda. Inicialmente ficaríamos fazendo atividades apenas nesta turma, porém também iniciamos a aula no quinto ano.
Particularmente fiquei um pouco assustado, pois Lizandra e Diego não tinham chegado e, além do mais confesso que não me estava sentindo muito bem, sendo que talvez não conseguisse lidar com os educandos neste dia.
Após alguns minutos de espera, os colegas Lizandra e Diego chegaram. A professora Nara apresentou a proposta aos dois e em seguida iniciamos a aula.
Na turma do quinto ano comecei utilizando a dinâmica do “vivo e morto”, praticamente todos já sabiam como se dava a brincadeira, e isto gerou certa integração. A partir do momento qeu pedi para alguns realizarem os comandos, começou um tumulto, pois todos queriam e infelizmente não poderia contemplá-los.
Os alunos, tanto do quarto como do quinto ano, demonstraram muita inquietude. Por várias vezes Diego teve de parar as atividades para conversar com todos e estabelecer algumas regras.
O momento mais calmo foi o de relaxamento. Lizandra cantou “o Acalanto”, uma das canções que fazem parte do musical “Baile do menino Deus”.
A turma do terceiro ano foi a meu ver a mais tranqüila para se trabalhar, pois já contávamos com a presença de Nara. Durante a atividade de relaxamento para esta turma, alguns alunos literalmente “me fizeram de travesseiro”, chegando até a dormirem de verdade. Realmente os alunos desta turma parecem ser mais afetuosos, creio que por terem uma idade menor do que em relação aos alunos das outras séries.
Finalizando o relato, eu e meus colegas, ficamos combinados de na próxima semana também ficarmos responsáveis por todas as turmas da quarta-feira pela manhã. Creio que será uma experiência bastante positiva, e desde já estamos pensando em atividades para serem propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário