A aula desta segunda de
manhã na Carmelitana foi bastante produtiva e a turma se saiu bem. No início
foi feita uma pequena revisão do que tinha sido trabalhado na aula anterior, já
que na semana passada não houve aula, pois a escola encontrava-se em reforma.
Então o professor relembrou com os alunos a canção “Eu perdi o Dó da minha
viola”. Uma vez feita a revisão iniciou-se uma atividade abordando os nomes das
notas e a ordem da escala.
Usando plaquinhas com
os nomes das notas fizemos uma atividade com a turma relacionando os nomes às
alturas das notas. Para isso foi feita uma associação, cada nota foi associada
a uma parte do corpo, para que a sensação de altura foi entendida pela turma:
Dó: Mão no joelho;
Ré: Mão na cintura;
Mi: Braços cruzados no peito;
Fá: Mão no ombro;
Sol: Mão na orelha;
Lá: Mão na testa;
Si: Mão na cabeça;
Dó: Mão pra o alto.
Depois disso explicado a turma foi dividida em
dois grupos e um grupo foi colocado de frente pra o outro, o primeiro grupo ficou
com as plaquinhas e o segundo ficou sem. Quem o professor David tocava as notas
no teclado todos cantavam, os que tinham as plaquinhas levantavam as notas no
momento que fossem cantadas e o outro grupo executava o movimento relacionada
àquela nota. Em seguida inverteram-se os grupos.
Para finalizar, propondo
um momento de relaxamento David pediu que se formasse um círculo no centro da
sala e todos ficassem de olhos fechados e tocou a música “Greensleeves”. Com a
música tocando o professor o professor pediu que o círculo se movesse no
andamento da música. Ainda ao som da canção, para exercitar a criatividade do
grupo, foi proposto que cada um criasse um movimento. Depois a música mudou
para um samba e a dinâmica de criação continuou a mesma. Foi nesse clima que a
aula chegou ao fim.
Olá Vitor! Li sua postagem e fiquei com dúvida. Os alunos já conseguiam identificar as notas de ouvido? Que idade? e quanto tempo estudando musica?
ResponderExcluirAbraço