quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Musicalidade do começo ao fim


                 Antes que a aula começasse nos concentramos na cantina da escola, Nara, Joabe e eu, para decidir alguns pontos que seriam abordados na aula. Joabe mostrou uma versão do hino da África do sul que iria tocar na flauta transversal para auxiliar os alunos na hora de ensaiá-lo. Resolvi depois de algum tempo tocar o hino na flauta doce também.
            Partimos para a sala. Enquanto os alunos iam se acomodando fomos tocando algumas canções nas flautas, criando um clima agradável para recepciona-los. Ajudamos a professora tocando as notas para que ela fizesse aquecimento vocal com a turma e depois tocamos o hino ao passo que eles iam cantando-o.
            Primeiro a educadora passou a melodia com as mulheres. Foi impressionante como elas cantaram afinadas, inclusive, uma delas abriu voz. Algo que  soou muito bem.
            Em seguida partimos para a cantina para continuar o trabalho com o jogo dos copos, iniciado há algumas aulas atrás. O resultado foi mais uma vez muito satisfatório. Uma professora da escola no final da aula veio nos parabenizar pela iniciativa e relatou que isso está ajudando os alunos a trabalhar coordenação motoro e também a memória.
            Fiquei muito feliz com os resultados alcançados nessa aula. Foi muito interessante a combinação das sonoridades da flauta transversal e doce e como os alunos tem desenvolvido bem o jogo dos copos e hino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário