quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Que tipo de referência?

Relato do dia 10/09/2012

Hoje assumi o comando da turma do 5º ano, pois o professor David precisou se ausentar para resolver um problema referente à escola. Fiz uma revisão dos assuntos teóricos trabalhados nas aulas anteriores que foram: a escala musical, o pentagrama, a clave de sol, solfejo com as notas sol 3, la 3 e si 3, barra de compasso, ritornello, as figuras miníma, semínima e colcheia. Busquei manter a mesma postura de David e chamei a atenção da turma para certas atitudes as quais David sempre pontua, tipo: não arrastar as cadeiras,  respeitar a vez dos colegas... Percebi que o fato de muitos ainda não me conhecerem, pois ainda sou nova nesta turma, muitos começaram a dispersar, mas não foi difícil manter o controle da turma. Fiz algumas atividades com eles envolvendo o uso do corpo e, de fato, eles assimilam mais rápido quando associam os conteúdos ao movimento corporal, e David sempre utiliza este recurso em suas aulas.
Ocorreu um fato extra-classe envolvendo dois alunos do quinto ano: um menino bateu em uma menina e foram os dois levados para a secretaria e o professor David e a professora Cristiane conversaram com os dois e chamou a atenção do menino sobre que tipo de referência ele irá escolher para seguir na vida dele, pois bater em mulher é algo inconcebível. Realmente, a escola é um lugar indispensável na vida de uma criança, pois ela absorve certos valores que muitas vezes a família não passa ou passa o oposto. Por isso todos que trabalham numa escola, desde o pessoal da limpeza até à diretora, devem estar atentos a que tipo de referência estão passando para aquelas crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário