Antes
de a professora Nara chegar para dar início às aulas de música fiquei
conversando com dois alunos, chamados Marcos e Gabriela, que estavam em horário
vago. Procurei me aproximar deles e aos poucos foram perdendo a timidez, foi muito
notável a curiosidade dos dois em relação a diversos temas, inclusive a música.
Este fato chamou-me bastante a atenção, me senti também surpreso em saber que
de certa forma “levo jeito” para dialogar com educandos da faixa etária dos
alunos que frequentam a escola, ensino fundamental I, coisa que até o momento
só consegui fazer com alunos do ensino médio.
Em
relação às aulas de todas as turmas, percebi que os alunos estavam um pouco
mais agitados do que no primeiro dia de observação, porém mais uma vez notei
que a professora Nara mantem a atenção de todos através principalmente do diálogo.
Novamente
o colega Diego Rosa inovou e trouxe para as aulas diversos copos plásticos onde
os alunos puderam participar de atividades envolvendo muito a questão rítmica e,
sem contar uma brincadeira com a canção “escravos de Jó”. Senti que a maior
parte da turma gostou bastante das atividades que Diego propôs.
Professora
Nara na sequência continuou a contar a história do “Baile do menino Deus” em
todas as turmas logo após a atividade rítmica. De uma maneira bem lúdica e
teatral que confesso gostar muito, ela narrou diversos trechos e à medida
que o desenrolar da trama acontecia, alguns áudios foram colocados para
apreciação de todos. Senti que os educandos pareciam estar em outro mundo
durante a narração da história, creio que provavelmente estavam imaginando as
cenas em suas mentes de maneira a dar rostos aos personagens, imaginar as paisagens e entre outros aspectos.
Finalizando
meu relato, mais uma vez afirmo que as observações foram bastante
produtivas e pelo que visualizo futuramente serão muito mais, contribuindo
assim para meu aprendizado e dos demais colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário