sábado, 22 de setembro de 2012

O valor da persistência


Relatório São Domingos Sávio
Aula do dia 12 de setembro

Nessa aula a professora Nara deu espaço a Joabe e mim para que fizéssemos o jogo dos copos com os alunos. As turmas foram divididas em duas. Uma ficando sobre minha responsabilidade e a outra sobre a responsabilidade de Joabe.
Depois de todo o processo, paulatino, de construção do jogo, o que mais me chamou a atenção foi um aluno que tinha sérias dificuldades rítmicas. Algo que era percebido no movimento de suas mãos. Enquanto os demais conseguiam executar os ritmos propostos com certa facilidade, ele, ao contrário, tinha muita dificuldade. Dirigi um pouco mais de atenção a ele para tentar sanar os problemas citados. Mesmo com alguma dificuldade no decorrer da atividade, ele foi aos poucos realizando a execução do jogo com mais facilidade.
Deu para perceber a possibilidade de trabalhar o respeito ao “ritmo” do outro através do jogo dos copos; e também a importância de se trabalhar em grupo. Para realizar um bom trabalho em grupo é importante respeitar o tempo de cada um. Algo que ficou de lição para mim nesse dia.
Algo muito importante que quero resaltar nesse relato é o apoio e espaço que a educadora Nara tem dispensando a Joabe e a mim. Confessei-lhe depois da aula que a turma dela salvou o meu dia. Tinha enfrentado uma aula extremamente difícil pela manhã, que me fez questionar se quero realmente continuar sendo professor. Porém, essa noite maravilhosa, de ótimos resultados, me fez me sentir melhor e a perceber que podemos enquanto educadores contribuir, de alguma maneira, para o aprendizado e amadurecimento da sociedade, na pessoa de nossos alunos.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário