quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“A aula vai começar!”


Quarta-feira, 29 de agosto de 2012... Começam então as minhas observações das aulas de música da Escola São Domingos Sávio... Foram observadas aulas de três turmas: 3º, 4º e 5º anos.
Iniciando a aula de cada turma, a professora Nara explicou aos alunos o projeto de apresentar no final do ano um musical, “O baile do menino Deus”, de uma maneira bastante atenciosa interagiu com todos os educandos, exigindo sempre atenção ao que estava sendo falado.
Fiquei bastante impressionado ao perceber a liderança que Nara tem diante de seus alunos, logo no começo imaginei que as turmas seriam muito agitadas e inquietas, sendo assim muito difícil para se trabalhar, porém com simples gestos ela mantinha o foco e atenção de todos para as atividades que estavam sendo feitas, lógico que alguns casos de dispersão foram notados, porém não tão alarmantes. Fiquei bastante contente com tal fato e nesta questão tiro pontos extremamente positivos.
Dois vídeos foram mostrados para as turmas, um com a apresentação de uma cena do musical realizada pelos próprios educandos da escola e outra com uma apresentação da mesma cena feita por atores profissionais. A partir disso foi pedido que cada um enumerasse as diferenças entre cada vídeo, o resultado foi muito bom, os alunos visualizaram acontecimentos e objetos nos vídeos que nem eu e os demais professores tínhamos notado, o que leva a crer que são extremamente atentos neste aspecto de observação.
A percepção musical foi também trabalhada em sala, Nara pediu para que os seus educandos identificassem quais instrumentos estavam sendo executados na canção “romã-romã”, que também fará parte da apresentação do final do ano. No geral todos também se sairam com um desempenho bastante considerável.
Já na aula da última turma durante a apresentação minha e de meus colegas Diego e Lizandra, nos sentimos mais desinibidos e sem tanta timidez, tanto assim que Diego começou a cantar a canção “a aula vai começar” onde todos falam os seus nomes, neste momento tocamos alfaias e os alunos bateram palmas e ao final da canção se mostraram bastante contentes.
Estas observações foram extremamente positivas, e dão uma ideia do que nas próximas aulas irá acontecer, e com certeza somente coisas boas que busquem um aprendizado de educação musical de bastante proveito para os alunos, e eu juntamente com meus colegas como professores. Vale ressaltar que ao final da última aula ganhamos vários abraços de alunos que pediram a nossa volta, o que mostra que são também muito carinhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário