sábado, 25 de agosto de 2012

Como fazem?? ou Como fariam??!


O arrastar das cadeiras, a inquietação, a falta de concentração é perturbadora e se o professor não tiver jogo de cintura não consegue cumprir o objetivo da aula. O professor (no geral) precisa estabelecer com os alunos um código para chamar atenção deles. Mas como?!Eu preciso aprender isso com urgência. Eu não consigo gritar...minha voz logo cansa...O professora Maurício consegue empostar a voz e falar bem forte e funciona com a turmas dele. Mas é cansativo a longo prazo para a saúde física e emocional também... Pessoal o que vocês fazem quando precisam apresentar uma atividade e a turma está barulhenta e não te dá atenção??!

2 comentários:

  1. Eh, companheira!!!

    A educação musical está aí para ensianar que o bom músico é aquele que sabe a hora certa de tocar e de silenciar, a música é feita de som e pausa.A palavra e o silêncio, são como o sol e a lua e o seu uso requer, sobretudo, sabedoria. No fazer musical, também aprendemos a ouvir sem dúvida, a maior conquista será de que, pelo menos um daqueles meninos, coloque na sua vida prática uma frase musical bela e que provoque o silêncio por ter, simplesmente, som e pausa expiração e , principalmente INSPIRAÇÃO!!!! bOIA SORTE!!

    ResponderExcluir

  2. Síndara, gostei da sua reflexão sobre o assunto que normalmente é uma grande preocupação da grande maioria dos professores que têm contato com a sala de aula de verdade mas , cada aula, cada turma é uma realidade, cada escola, cada espaço são outras questões e estas diferenças surgem desde uma programação de atividades a serem executadas na escola como um espaço de conexão e vivências, assim como no desenvolvimento das aulas, ou melhor como dizemos, um trabalho de grupo, mas não é por isso que nosso trabalho vai parar, precisamos estar sempre atentos à superação destas dificuldades e o mais importante é identificarmos os motivos de tais "inadequações" em sala de aula, como por exemplo a estrutura da sala que damos as aulas, péssima, absurdamente ineficaz para o exercício do magistério, a reflexão das ondas sonoras nestas salas multiplicam muito os sons de origem interna e externa a sala de aula.

    Além disso tudo, temos uma questão relativa ao comportamento dos alunos, salvo os que tem as suas relações de carência e etc..., podemos perceber que todas as turmas naturalmente, e penso de deva ser assim pois não estamos lhe dando com robôs e sim com crianças que esperamos que sejam saudáveis, são inquietas, conversam, se empolgam uma hora mais, outra hora menos e é ai, justamente ai, que atuamos, absorver tudo isso e transformar em algo significativo. Uma outra coisa é o momento deles estarem entrando em contato com vocês, bolsistas, conhecendo pessoas novas, naturalmente as crianças têm a necessidade de chamar a sua atenção, de ser notado, pois além de tudo que passam, vamos entender que talvez a escola seja o único espaço onde este indivíduo esta sendo ouvido ou tendo uma atenção dirigida a ele.

    Abraços e vamos em frente.

    Maurício Dória Santos

    ResponderExcluir