segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Carências

Observação realizada no dia 15/08 (quarta-feira)

TURMA: 4º ano

Nesta aula o professor David trabalhou duração e revisou as notas musicais do, re e mi. Utilizou uma canção para trabalhar a duração de cada nota.
Durante a aula David faz uso dos conteúdos de outras disciplinas para facilitar o entendimento dos conteúdos de música e isso é muito interessante, pois faz com que as crianças reforcem o que aprenderam com a professora da turma. Esta turma, por exemplo, está estudando sobre monossílabo, dissílabo e trissílabo nas aulas de português, então David reforçou este assunto na aula ao ensinar a canção. Percebi que esta é uma forma de entreter mais a turma.
Depois de passar algumas vezes a música com a turma marcando o ritmo da melodia batendo palmas, repetiu o mesmo exercício usando as clavas que distribuímos entre os alunos.
As figuras rítmicas utilizadas foram: mínima e semínima.

TURMA: 2º ano

David iniciou a aula fazendo um exercício de percepção utilizando altura. Com um martelo sonoro, que possui dois sons (um mais agudo que o outro), realizou o exercício com os alunos batendo palmas na altura do peito quando o som era grave e acima da cabeça quando o som era agudo. Repetiu algumas vezes esse exercício. Depois David me pediu para criar sequências de batidas com o martelo sem que as crianças vissem para que elas identificassem em seguida a sequência de alturas que criei. Depois David escreveu no quadro uma sequência com as notas do e re colocando-as nas alturas correspondentes e tocou com o martelo sonoro essas alturas. Depois chamou um por um dos alunos para fazerem o mesmo. Todos foram e realizaram sem muitas dificuldades. Para finalizar a aula, formamos um círculo no centro da sala e cantamos uma canção de despedia com gestos.

Neste dia o que mais me chamou a atenção foi uma menina que entrou na sala muito triste e dizendo que queria ficar lá conosco. Ela não era de nenhuma das duas turmas que fez aula neste dia. David me apresentou a ela que me abraçou e não quis mais largar. Conversei com um pouco com ela e percebi o quanto é carente, pois me perguntou se eu tinha filha e se eu queria ser a mãe dela. Fiquei muito sensibilizada com isso. Ela chama David de pai.

Um comentário: