quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Paranauê!

Nós fomos apresentados às nossas turmas, porque até então só tínhamos visitado a escola no turno oposto, então não conhecíamos os nossos alunos. 
Nessa segunda (20.08) as aulas na Escola Irmã Scheilla foram bem diferentes. O professor Carmelito seguiu em seu plano de aula, com algumas canções e brincadeiras, mas deixou um tempo livre pois nosso amigo Sapoti levou alguns instrumentos usados na capoeira para apresentar aos alunos.
Esse momento foi bem legal, pois muitos dos alunos tiveram o seu primeiro contato com aqueles instrumentos, e eles puderam tocar, fazendo a célula de capoeira, enquanto Sapoti tocava o berimbau e cantava músicas próprias da capoeira.
A única turma que não fizemos o trabalho com os instrumentos foi a do grupo 2-3, pois são menores, o que dificultaria mais o entendimento e, creio eu, pelo seguinte fato:
Os alunos dos grupos 4 e 5 tiveram maior aceitação com a nossa presença em sala de aula. Já os do grupo 2-3 ficaram mais inibidos, pelo fato de terem mais 3 adultos em sala de aula, mas creio que essa interação virá com o tempo.
O que mais me chamou a atenção nessa primeiro dia com a turma que realmente irei ficar foi o fato das meninas "lutarem" pra ficar ao meu lado. (rs) É engraçado, porém o que percebi é que muitas delas são carentes, no sentido próprio da palavra: precisam de carinho. E não só as meninas, mas com muitos meninos também. E na aula de música eu percebi que eles sentem essa liberdade de abraçar o professor, brincar, de ser realmente criança. Na aula de música eles se expressam, se liberam. Dá pra ver e sentir isso numa boa.


P.S.: A postagem demorou de ser colocada pois tiramos algumas fotos mas não conseguimos colocar aqui no blog a tempo hábil. Assim que conseguirmos, colocaremos.

Um comentário:

  1. Lorena, a atividade que Sapoti levou, pra mim, foi a melhor parte da aula. As crianças mostraram-se atentas, participativas, alegres, organizadas. Realmente foi muito proveitoso aquele momento. Quanto a carência dos alunos, você fez uma leitura perfeita da situação, antes de tudo eles precisam de atenção, afeto, carinho. Precisam se sentir importantes e perceber que são agentes do todo processo educativo.

    ResponderExcluir