sábado, 18 de agosto de 2012

Minha 1ª visita



No primeiro horário o que mais me chamou atenção foi a maneira que o professor organizou a turma sem precisar mexer na disposição das cadeiras. E a forma de sequenciar as atividades começando com o mais simples até aumentar gradativamente a dificuldade. Sendo que a 1ª atividade servia como base para a 2ª e assim sucessivamente. No grupo 5 percebi que através de estratégias simples o professor desenvolve nos alunos atitudes como a pro atividade por exemplo.  O espaço da sala é bem pequeno e o professor costuma pedir às próprias crianças que organizem a sala para a aula de música Cantaram uma canção de auto apresentação (Eu sou pobre, pobre, pobre de marré...). E cada um tinha o seu momento de se apresentar cantando. Uma boa forma de observar a afinação individual. A maioria entrou no tempo certo, e cantou afinado. No 3º horário (3º ano C) os alunos estavam bem agitados. O professor pediu para encostar as cadeiras e foi muito barulho com o arrastar das mesmas, Fiquei imaginando que mágica ele iria fazer para conseguir dar aula. Mas não teve mágica nenhuma... Ele pediu atenção os  meninos calaram e ele iniciou a aula. O professor utilizou uma atividade do DVD Palavra Cantada (Sopa do Neném). OS alunos já tinham feito esta atividade antes. Foi muito bom. Funcionou bem. Alguns disputaram para fazer par comigo. (Me senti J . Foi prazeroso para eles e para mim. Os olhos brilhavam. Depois o professor colocou outra música para que os alunos aplicassem a mesma coreografia rítmica . Foi mais difícil p eles. Apenas a minha dupla e a dupla do professor conseguiram fazer no tempo. No 4º ano os meninos estavam calmos, concentrados. O professor ultilizou jogo de copos. Os meninos pegam muito rápido. São bem musicais. Ele fez primeiro com a metade da turma só que devido a indisciplina de um aluno não deu tempo de fazer atividade com a outra metade. O Professor precisou ir na coordenação e eu fiquei sozinha com a turma. Como Maurício demorou a voltar, os meninos começaram a ficarem inquietos, chamei atenção de alguns e então fiz uma rápida atividade com percussão rítmica. Todos fizeram comigo, se concentraram por um momento. Depois o professor e liberou a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário