Turma: 5º ANO B
Hoje foi a minha primeira observação nesta turma. A pedido de
David eu mudei o dia da minha observação que antes era quarta-feira e agora
será segunda-feira.
Assim como todas
as turmas, esta também é dividida em dois grupos (1 e 2). David divide a turma
de acordo com o nível de assimilação para facilitar o desenvolvimento das
aulas. Esta turma está estudando flauta doce e já foi iniciada na leitura de
partitura.
Antes de a aula
começar David desenhou no quadro seis pentagramas e escreveu uma melodia. O
professor iniciou a aula com uma revisão sobre leitura de partitura utilizando
as notas sol 3, lá 3 e si 3. O grupo 2 identificou as notas com mais facilidade
que o grupo 1 que por sua vez é um grupo muito disperso. David atribui esta
dispersão à falta de assiduidade. Em seguida Iure (um aluno de David, que já
toca flauta) auxiliou a turma ensinando a técnica da flauta doce. Cada aluno
estava com uma flauta emprestada por David. O grupo 2 conseguiu executar, ainda
que com algumas dificuldades, a melodia que estava escrita no quadro, já o
grupo um permaneceu apenas na nota si. David fez um arranjo para piano e flauta
que foi executado por ele junto com os alunos. O bolsista Pedro Vieira, que
observa esta turma desde o início do primeiro semestre, estava presente nesta
aula e ajudou David nas atividades. Depois das duas aulas, David conversou
comigo e Pedro sobre essas turmas, sobre o seu planejamento deste bimestre, sobre
as políticas públicas na educação, sobre a importância da música no ensino
fundamental e a respeito disso deu um exemplo de um aluno desta turma que nas
outras disciplinas tem muita dificuldade de assimilação dos conteúdos e nas
aulas de música ele é um dos melhores e até ensina os colegas nas atividades.
Falou também sobre o ensino fundamental em Cuba onde as crianças, primeiro
aprendem música pra depois aprender as outras disciplinas e, por conta disso o
QI das pessoas de lá é muito mais elevado.
Foi uma tarde
muito produtiva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário