quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Primeira aula observada.


                Quando cheguei à escola a professora ainda não havia voltado da reunião do Pibid. Sentei-me no refeitório para esperá-la. Alguns minutos depois ela chegou. Enquanto merendava a professora se dirigiu à sala onde aconteceria a aula de música para arrumá-la.
            Assim que terminei minha refeição me dirigi à sala de aula (de música). Chegando lá a supervisora estava terminando de ajeitar o material que seria utilizado para a execução da mesma. Pediu-me ajuda para ajustar o retroprojetor, já que estava sem seus óculos no momento.
            Aos poucos a sala foi enchendo de alunos. A educadora saiu para buscar um Alfaier e o livro, cd e DVD da Palavra Cantada. Depois de ter voltado começou a relembrar aos alunos a história do Hino da África do sul. Contou, de um modo geral, que o hino foi composto por um professor Metodista que “cansou” de ver o sofrimento do povo, à época assolado por guerras, e começou a suplicar a Deus que o salvasse. Pedia que se cessassem as guerras, etc. Por algum tempo ele ficou proibido de ser executado por que o seu conteúdo incomodava os governantes. Algum tempo depois cidadãos se reuniram em um estádio para cantá-lo, junto com alguns artistas locais.
            Depois disso, colocou o vídeo do povo sul-africano cantando o hino à capela. Havia apenas um trompetista acompanhando. Fiquei arrepiado quando ouvi principalmente o refrão, muito lindo. Em seguida colocou outra versão com tambores e outros instrumentos musicais.
            Deu seguimento à aula cantando a música “Pomar” da Palavra Cantada que ensina os nomes dos pés de fruta. Por exemplo: maçã, macieira; umbu, umbuzeiro; e assim por diante. Solicitou minha ajuda para escrever no notebook os nomes dos pés de árvore, para que eles respondessem, enquanto ela ia cantando o nome das frutas. Pediu para que Joabe tocasse a célula da Congada, ritmo nordestino, no Alfaier. A turma pareceu gostar muito da atividade.
            Colocou logo depois o áudio da mesma música supracitada e por último o vídeo de alguns integrantes do grupo à cima mencionado ensinado como se toca o ritmo da Congada.
            Terminada a aula partimos para a sala da direção para conversarmos um pouco sobre a aula. Nara foi colhendo nossas impressões sobre a mesma e a vice diretora foi conversando conosco sobre o perfil dos alunos da noite. Combinamos que Joabe e eu ministraremos uma atividade com jogo dos copos. Fiquei muito satisfeito em observar a aula. A turma é muito atenta a tudo o que é feito, algo que a professora enfatizou na nossa conversa pós-aula. Outra coisa que também me impressionou muito foi o silêncio que quase impera na escola na hora da aula. Deve ser muito bom, depois de um dia estressante de trabalho, com tanto barulho, encontrar um clima desses no fim do dia. Quem dera que todo dia e toda hora do dia fosse sempre assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário