quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Salve o Pibid !



        Segunda feira tive o prazer novamente de acompanhar as aulas do professor Carmelito na Escola municipal Irmã Sheila. Na quarta passada fui visitar a escola com a professora Jaqueline e os outros bolsistas para conhecer a comunidade escolar , acompanhamos duas aulas e fiquei maravilhado com a metodologia e a "performance"do professor Carmelito. O universo infantil permeado pela fantasia e o caráter lúdico são elementos que trazem para as aulas o sentido real da arte em nossas vidas. A música está presente realmente todo instante. O repertório trabalhado nas aulas é muito bom, e a execução do prof. Carmelito é sempre empolgante e envolvente. Ao voltar na quarta de carona com Carmelito ele me disse que para ele professor de música assim como das outras artes tem que estar atuando, tem que está tocando, exercendo sua profissão de músico também. Venho refletindo muito sobre esse aspecto, já   que muitas vezes a jornada da nossa formação em educação musical aliada a atividade docente, que muitos já exercemos, nos cobra um bom tempo de nossas rotinas. O texto que estamos discutindo no Moodle , todavia me abriu perspectivas positivas nesta fase em que me encontro no momento. Administrar o tempo satisfatoriamente potencializando-o de acordo com prioridades pré estabelecidas torna possível exercermos as múltiplas funções que cabem ao educador - artista.  
      Enfim, segunda conheci as turmas que vamos acompanhar e gostei muito, as crianças são ótimas. os menores então são adoráveis. Como essa semana iria ser comemorada a semana do folclore na escola, levei os instrumentos que compoêm a orquestra da capoeira angola para realizar uma vivência com as turmas observadas. Foi ótimo ! o professor Carmelito cedeu uma parte da aula com as turmas dos maiores para realizar uma atividade voltada para a musicalidade da capoeira. Apresentei os instrumentos , todos experimentaram tocar e cantamos bastante, de inicio fiquei preocupado em não funcionar satisfatoriamente já que ainda não havia estabelecido nenhum vinculo com as crianças, mas a capoeira realmente cativa a todos, além do que a participação de Carmelito junto com eles lhes transmitiu confiança e por fim vivemos momentos riquíssimos.




   
       Com essa mudança de escola, já que estava na Carmelitana e tive que mudar pois já haviam bolsistas do mesmo grupo de estudo que eu locados na escola, pude perceber mais claramente a efetividade do programa do Pibid. Desde que entrei mudei muito a minha percepção do que é ser um educador musical. Os supervisores por que passei até agora foram marcantes em minha trajetória. Tanto o professor Mauricio quanto o professor Davi ampliaram assustadoramente a minha visão acerca do papel do educador na rede pública de ensino. Com eles aprendi muito sobre o papel sócio-politico do professor de música na rede pública. O engajamento e o senso de responsabilidade por suas comunidades escolares me deram esperanças reais acerca da edificação de uma educação pública mais digna. Além de tudo suas metodologias e formas de bordar a educação musical me trouxeram inúmeras  possibilidades para exercer minha prática docente. Enfim obrigado aos professores Davi , Mauricio e Carmelito, às professoras Flávia e Jaqueline e a meus colegas bolsistas  por tudo que venho vivênciando desde que ingressei neste programa. Posso dizer que hoje essas experiências é que vem dando sentido ao meu curso de licenciatura. Salve o Pibid 


3 comentários:

  1. Grande Sapoti! Gostei bastante da nossa aula na segunda, foi desafiadora, rica e musical. Nas duas primeiras aulas da manha percebi que estávamos descobrindo a metodologia da atividade com os instrumentos. Nas duas ultimas vi que voce conseguiu guiar a passagem de cada instrumento por todas as crianças, bem como ensinar a célula rítmica da capoeira. Parabéns! Muito obrigado pela sua colaboração que foi valiosíssima para todos! Falta agora fazer essa atividade com as turmas do turno vespertino. Estamos as ordens!

    ResponderExcluir
  2. PARA QUE POSSAMOS TER UM ENSINO DE QUALIDADE, MAIS DO QUE RECURSOS, PRECISAMOS DE PESSOAS REALMENTE COMPROMETIDAS COM O EDUCAR E O FAZER MUSICAL, OU MELHOR, PRECISAMOS TER AMOR PELO QUE FAZEMOS; AÍ JUNTAMOS A FOME COM A VONTADE DE COMER E TEMOS RESULTADOS MARAVILHOSOS!SAPOTI, VOCÊ É REPLETO DE MUSICALIDADE TALENTO E CULTURA, PARABÉS! SEU APRENDIZADO NÃO É MAIS TEU A PARTIR DO MOMENTO EM QUE VOCÊ COMPARTILHA COM O PROFESSOR CARMELITO, AQUELES ALUNOS E CONOSCO.

    ResponderExcluir