sábado, 25 de agosto de 2012

Observação no Santa Barbara

Observação feita no dia 23/08

Aula 1, 3° ano A
Mauricio apresentou a música sopa do palavra cantada.As crianças são bem hiperativas.Elas cantaram e dançaram, foi feito perguntas sobre qual musica seria mais rápida se era a sopa ou a bolacha de água e sal.As crianças conseguem bater o ritmo batendo palmas no tempo exato da música. Foi feito um comparativo com o metrônomo,Mauricio colocou alguns andamentos e as crianças fizeram percepção rítmica.
Aula 2, 3°B
Comecei a aula com a chamada( e foi nela que percebi que as crianças, não gostam de que chamem o nome delas completo).A aula iniciou-se com um vídeo do lenga la lenga. Foi feito a brincadeira "Batom". Uma das crianças jogou bolinha de papel e o professor o chamou atenção,e ele se corrigiu.Nessa sala as crianças tem também boa percepção rítmica.No final da aula Mauricio fez uma roda para executar a atividade do palavra cantada,ele deu dicas de como conseguir fazer arrumação rápida e economizar tempo(Excelente dica). 
Aula 3, 4°B
A turma é bem receptiva.Com um pequeno, mas nada sério problema comportamental.A aula iniciou-se com um vídeo motivacional,onde alguns alunos participaram de um concurso e ganharam alguns benefícios para a escola, Mauricio iniciou a atividade dos copos,foi feito um deslocamento de carteira( Mauricio mais uma vez deu dicas de como otimizar o tempo e conseguir espaço de forma clara e objetiva).As crianças assim como as demais tem um bom desenvolvimento nas atividades,a turma foi dividida em dois grupo e foram feitas as atividades.
Obs.: Nessa sala as crianças por unanimidade assim que foi ligado a tv eles pediram para por no 11( risos).
Aula4, Turma 4°A
A aula começou com um pouco de atraso por conta do lanche das crianças, porém foi muito legal.Foi iniciada a aula com o vídeo motivacional, a turma fez uma reflexão sobre a aula anterior. As crianças da turma são bem abertas e descontraída.Como o tempo foi bem curto não foi possível fazer nenhuma atividade,além do vídeo e da reflexão.

Considerações finais:
Mauricio nos apresentou para todas as turmas.As crianças ficaram fazendo algumas perguntas sobre Helder e sobre mim.
No geral as crianças são super receptivas.Gostei muito da experiencia, na hora de ir embora elas falaram, até mais professor,até quinta que vem.

2 comentários:

  1. lEGAL!, MAS CUIDADO COM O TERMO "HIPER ATIVO" A HIPERATIVIDADE É UMA ESPÉCIE DE PATOLOGIA E MUITOS EDUCADORES USAM ESSE TERMO LEVIANAMENTE.aS CRIANÇAS HIPERATIVAS PRECISAM SER DEFINIDAS ASSIM POR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE, EMUITOS DELES ATÉ SE ENGANAM!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Rodrigo, continue assim e a cada vez mais coloque as suas impressões sobre as aulas e as atividades.

    As observações participativas nos ajudam nas atividades e uma coias importante é o justamente o que conversamos, encarar a sala de aula como um espaço a nosso favor e não contra, onde precisamos entender e aplicar estratégias para superar tais "impedimentos".

    E por fim, essas crianças que trabalhamos têm mesmo muito carinho para nos passar e vamos lembrar sempre das realidades a que estes indivíduos estão expostos, muitas vezes somos o "porto seguro" deles somos as suas únicas referências em direção a uma vida com uma estrutura diferente ao que lhes é apresentada desde o seu nascimento.

    Abraços e vamos em frente

    Maurício Dória

    ResponderExcluir