sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Construindo Caminhos



Aula ministrada no dia 28-08-2012

Antes do início da aula o Professor Ednaldo apresenta qual deverá ser o plano de aula desenvolvido na turma do 3º ano. Ele comunica que deve seguir estudando a música ensaiada em aulas anteriores que é ”Abecedário”, música de Toquinho, sugerida por outra Professora. Esta canção trabalha o alfabeto, tem uma melodia muito fácil e agradável e coloca em cena a interdisciplinaridade que é muito importante. Ele diz que pretende também, fazer uma atividade onde o objetivo seria o reconhecimento de instrumentos musicais e trabalhar também o solfejo rítmico.

Após a chegada da turma, bastante agitada, diga-se de passagem, percebo que o professor usando sua criatividade, sugere a formação de uma roda onde ele começa a fazer uma espécie de aquecimento corporal com foco na voz. Neste momento alguns alunos estão realmente querendo atrapalhar a aula. Ednaldo depois confessa que a atividade não fazia parte do que ele tinha na cabeça, mas foi o jeito que ele encontrou para fazer com que a turma ficasse em silêncio. Na atividade ele pedia que os alunos segurassem a respiração e logo após soltassem-na em som de si, o que não deixa de ser um aquecimento vocal.

Então ele começa a relembrar a letra da música, Abecedário, de Toquinho, e acontece uma pequena confusão na turma na qual tira o professor da condução da aula, este preocupado em tentar resolver rapidamente a questão, vai até os alunos e com uma rápida conversa coloca fim ao desentendimento. Nessa hora eu com minhas indagações: Como conseguir que haja disciplina e uma maior participação da turma na tarefa? Aí o que eu espero desse contato com a experiência do professor que o PIBID vai possibilitar me traz a resposta.

Ednaldo sugere uma saudável competição em clima de brincadeira. Divide a turma em grupos: de um lado ficam os meninos e do outro as meninas e pede para que separadamente, cada grupo cante uma parte da letra. A competição se baseia no grupo que mais componentes participarem cantando, ganha 10 (Dez) pontos e assim por diante. Esse método criativo estimula a sala, que envolvida na disputa lúdica, faz com que as crianças se dediquem à tarefa e isso surte um efeito maravilhoso. Nessa competição todos saíram vencedores.

O Professor agora parte para o solfejo rítmico, no quadro alguns pequenos quadrados são desenhados como se fosse uma música em quatro por quatro, com cada compasso possuindo quatro ( 4 ) quadrados. Então ele pede para que algumas meninas e meninos digam se querem que um dos quadrados seja som ou silêncio. Muito interessante essa atividade. Criativa, diferente e o melhor é que funciona bastante. A terceira parte da aula, reconhecimento de instrumentos, ficou para o dia 04-09 Terça Feira.

A segunda turma do dia são os alunos do coral. A aula inicia-se com uma roda onde todos cantam e fazem movimentos corporais, girando para um lado e para o outro, entoam músicas como: Alecrim, Mariquinha, e um repertório variado com muitas possibilidades a serem trabalhadas. Nesta turma existem três irmãos sendo que dois são gêmeos. Em todo momento o professor tem que separá-los. Eles participam, mas brincam o tempo todo. As músicas sempre são coreografadas sendo que o principal instrumento é o corpo. Na turma também há a participação de crianças que fazem parte de um projeto chamado Gente Nova, Bom Juá, que faz parte da Associação Centro Social Fraternidade Baiana. Após a chegada da garotada do projeto fica mais difícil ainda a condução da aula. Mas o Professor Ednaldo já conhece as crianças sabe como se comportar para levar a aula e conseguir seu objetivo.

 

 

 

 

 

 

4 comentários:

  1. oi alberto,
    estou elaborando o proximo plano, já já te mando.
    quando ao post-it, vc esqueceu de colocar o marcador de nossa escola.. tem como corrigir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Professor já corrigi. Pode mandar. Desculpe a demora ne postagem!!

      Excluir
  2. Detalhe, os gêmeos do coral têm paralisia cerebral, dificuldade na pronuncia de palavras e para locomoverem-se. Entretanto, são bastante participativos e, inclusive, fazem parte do grupo de flautas.

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse no relato que eles são participativos, apesar de estarem sempre brincando. E isso é uma coisa que é da própria criaça, inerente a ela. Obrigado Professor

    ResponderExcluir