quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ritmando


Iniciamos as nossas atividades com a apreciação da canção ‘’Bolacha de água e Sal’’ na turma do 3°A. No prosseguimento da atividade, Mauricio pede que, com cabos de vassoura, marquemos o tempo forte. Ao fim da atividade, discutimos as dificuldades da atividade concluindo que na parte lenta (quando a marcação mais forte desaparece da música) ele tinham dificuldade em marcar o tempo.
No 3°B começo fazendo a chamada e tentando manter a ordem até que Maurício retorne. O metrônomo lhes foi apresentado a aula passada e perguntamos se ainda se lembravam do nome, o mais perto que conseguimos foi ‘’termômetro’’.  Utilizando o metrônomo, cantamos a música ‘’O que é que está escrito em andamento rápido, passando para um andamento mais lento, que foi bastante desafiante para eles, e em seguida um andamento bem rápido. Pedimos que batessem palma junto com o metrônomo, substituindo posteriormente o aparelho pela música e logo substituindo a palma pela passagem do cabo de vassoura para o colega no tempo.
Fomos para o 4°A e os convidamos para fazer o jogo de copos do lado de fora, o que causou excitação nos alunos. A música utilizada foi ‘’Pipoca’’, e o ritmo era:

 
O ritmo foi ensinado passo a passo, inicialmente sem passar, e ao final obtivemos um bom resultado conseguindo fazer pelo menos 6 ou 7 sequencias ( em uma turma com 23 estudantes) até que alguém se atrapalhasse no caminho.
No 4°B tivemos uma situação inesperada e nos restou apenas 15 minutos de aula para fazer uma atividade. Devido ao comportamento inadequado de alguns estudantes somado à dispensa para a merenda perdemos um bom tempo até conseguir formar o círculo e distribuir os copos para eles.
Mas ninguém falou que a atividade não aconteceu! A tarefa seria: uma estudante criaria uma atividade na roda e todos reproduziriam. Por conta do tempo, poucos estudantes criaram, entretanto, conseguimos que todos reproduzissem sem muitas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário