Iniciamos as nossas atividades com a apreciação da canção ‘’Bolacha de
água e Sal’’ na turma do 3°A. No prosseguimento da atividade, Mauricio
pede que, com cabos de vassoura, marquemos o tempo forte. Ao fim da atividade,
discutimos as dificuldades da atividade concluindo que na parte lenta (quando a
marcação mais forte desaparece da música) ele tinham dificuldade em marcar o
tempo.
No 3°B começo fazendo a chamada e tentando manter a ordem até que Maurício
retorne. O metrônomo lhes foi apresentado a aula passada e perguntamos se ainda
se lembravam do nome, o mais perto que conseguimos foi ‘’termômetro’’. Utilizando o metrônomo, cantamos a música ‘’O
que é que está escrito em andamento rápido, passando para um andamento mais
lento, que foi bastante desafiante para eles, e em seguida um andamento bem
rápido. Pedimos que batessem palma junto com o metrônomo, substituindo
posteriormente o aparelho pela música e logo substituindo a palma pela passagem
do cabo de vassoura para o colega no tempo.
Fomos para o 4°A e os convidamos para fazer o jogo de copos do
lado de fora, o que causou excitação nos alunos. A música utilizada foi
‘’Pipoca’’, e o ritmo era:
O ritmo foi ensinado passo a passo, inicialmente sem passar, e ao final
obtivemos um bom resultado conseguindo fazer pelo menos 6 ou 7 sequencias ( em
uma turma com 23 estudantes) até que alguém se atrapalhasse no caminho.
No 4°B tivemos uma situação inesperada e nos restou apenas 15 minutos de aula
para fazer uma atividade. Devido ao comportamento inadequado de alguns
estudantes somado à dispensa para a merenda perdemos um bom tempo até conseguir
formar o círculo e distribuir os copos para eles.
Mas ninguém falou que a atividade não aconteceu!
A tarefa seria: uma estudante criaria uma atividade na roda e todos
reproduziriam. Por conta do tempo, poucos estudantes criaram, entretanto,
conseguimos que todos reproduzissem sem muitas dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário