sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Primeiras impressões...

Hoje foi o meu primeiro dia observando as aulas do Professor David na Escola Carmelitana. Ao chegar, me identifiquei na portaria e fui levado até a sala de música... Isso mesmo, a Carmelitana é uma escola municipal e tem uma sala de música. O professor me mostrou a sala, instrumentos de percussão, computador com impressora, tudo isso na sala específica para as aulas de música. Em seguida saímos pelo colégio e o professor me mostrou as outras salas, a sala dos professores, a secretaria, a diretoria, o laboratório de informática, o palco usado para apresentações dentro do próprio colégio, a cozinha com o refeitório e me apresentou aos profissionais que trabalham no ambiente escolar.

No turno da tarde das sextas-feiras, o grupo 5 e 1º ano são mesclados em uma só turma, sendo assim, seguimos para a respectiva sala da turma mesclada para buscar os alunos. Os mesmos fizeram uma fila e vieram para a sala de música. O professor nos apresentou à turma dizendo nossos nomes e pediu para cada um fazer uma auto-apresentação. A aula propriamente dita começou com uma revisão do que eles haviam trabalhado na aula passada, uma canção intitulada "Que confusão". O professor, os alunos e nós bolsistas fizemos uma roda no meio da sala e cantamos gesticulando de acordo com a letra. O professor então se dirigiu ao teclado e tocou para que os todos gesticulassem sem cantar, em seguida cantando junto com o teclado.

A turma estava especialmente agitada, o professor por sua vez mostrou pulso firme com as crianças ensinando-os a sentar-se nas cadeiras sem correr ou fazer barulho, mandando-os voltar para a roda e em seguida se dirigirem aos seus lugares em silêncio e andando. Nesse momento a sala ficou momentaneamente sem energia, provavelmente em razão da reforma que está acontecendo no lugar, então o professor mandou os alunos ficarem de cabeça baixa nas respectivas carteiras e foi ver o que aconteceu, com a saída do professor, os alunos começaram a sair dos lugares e fazer barulho, rapidamente o professor regressou à sala e colocou de castigo um garoto que permanecia correndo.

Depois que os ânimos se acalmaram, o professor tocou uma música de relaxamento ao teclado, enquanto os alunos permaneceram de cabeça baixa nas carteiras sob o olhar vigilante do professor que fez valer sua habilidade de tocar de ouvido nesse momento. Sempre por meio de canções, o professor trabalhou a criação e improvisação, além da percepção rítmica dos alunos. Ao final da aula, nós bolsistas sentamos com o professor que nos mostrou seu plano de aula e plano de curso bimestral, o professor ainda respondeu às nossas perguntas buscando sanar nossas dúvidas, ao menos as minhas foram sanadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário