Hoje foi o meu primeiro dia observando as aulas do Professor
David na Escola Carmelitana. Ao chegar, me identifiquei na portaria e fui
levado até a sala de música... Isso mesmo, a Carmelitana é uma escola municipal
e tem uma sala de música. O professor me mostrou a sala, instrumentos de
percussão, computador com impressora, tudo isso na sala específica para as
aulas de música. Em seguida saímos pelo colégio e o professor me mostrou as
outras salas, a sala dos professores, a secretaria, a diretoria, o laboratório
de informática, o palco usado para apresentações dentro do próprio colégio, a
cozinha com o refeitório e me apresentou aos profissionais que trabalham no
ambiente escolar.
No turno da tarde das sextas-feiras, o grupo 5 e 1º ano são
mesclados em uma só turma, sendo assim, seguimos para a respectiva sala da
turma mesclada para buscar os alunos. Os mesmos fizeram uma fila e vieram para
a sala de música. O professor nos apresentou à turma dizendo nossos nomes e
pediu para cada um fazer uma auto-apresentação. A aula propriamente dita
começou com uma revisão do que eles haviam trabalhado na aula passada, uma
canção intitulada "Que confusão". O professor, os alunos e nós
bolsistas fizemos uma roda no meio da sala e cantamos gesticulando de acordo
com a letra. O professor então se dirigiu ao teclado e tocou para que os todos
gesticulassem sem cantar, em seguida cantando junto com o teclado.
A turma estava especialmente agitada, o professor por sua
vez mostrou pulso firme com as crianças ensinando-os a sentar-se nas cadeiras
sem correr ou fazer barulho, mandando-os voltar para a roda e em seguida se
dirigirem aos seus lugares em silêncio e andando. Nesse momento a sala ficou
momentaneamente sem energia, provavelmente em razão da reforma que está
acontecendo no lugar, então o professor mandou os alunos ficarem de cabeça
baixa nas respectivas carteiras e foi ver o que aconteceu, com a saída do
professor, os alunos começaram a sair dos lugares e fazer barulho, rapidamente
o professor regressou à sala e colocou de castigo um garoto que permanecia
correndo.
Depois que os ânimos se acalmaram, o professor tocou uma
música de relaxamento ao teclado, enquanto os alunos permaneceram de cabeça baixa
nas carteiras sob o olhar vigilante do professor que fez valer sua habilidade
de tocar de ouvido nesse momento. Sempre por meio de canções, o professor
trabalhou a criação e improvisação, além da percepção rítmica dos alunos. Ao
final da aula, nós bolsistas sentamos com o professor que nos mostrou seu plano
de aula e plano de curso bimestral, o professor ainda respondeu às nossas
perguntas buscando sanar nossas dúvidas, ao menos as minhas foram sanadas.
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