quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeiro Contato

O início das atividades, ou seja, o primeiro dia de contato com os alunos do Professor Ednaldo da Escola Xavier Marques, localizada no Bom Juá, foi muito positivo. O ambiente é ideal para o desenvolvimento das possibilidades que iremos trabalhar durante o Pibid, porque já dispomos de uma sala destinada às aulas de Música e dos recursos indispensáveis para tanto.                 Ao chegar a Escola fui muito bem recebido. O Professor Ednaldo conduziu a turma para a sala de aula já mantendo uma organização levando os alunos enfileirados o que mostrou certa disciplina. Antes de começar a atividade o Professor me apresentou à turma como novo Professor que iria participar nas próximas aulas e esse fato deixou-me muito feliz, me fez sentir bem.
                A atividade foi iniciada com o Professor dividindo a turma em grupos, cada grupo formado por 08 (oito) pessoas. A primeira turma 4º ano é composta por alunos com idade que varia dos 09 aos 12 anos. Os grupos se subdividiram em duplas que realizaram o exercício. Esse tinha como foco o ritmo e o principal instrumento utilizado foi o corpo. Batendo palmas e usando os pés para marcar o tempo a atividade foi ganhando forma possibilitando também a interação com os alunos.
                O Professor trabalhou a música Pipoca, palavra cantada, onde os alunos cantavam a letra e com as mãos batiam palmas e nas mãos do colega que formava a dupla, brincadeira muito utilizada por crianças para se divertir. Participei dessa atividade a convite de Ednaldo. A segunda parte do exercício visou o melhor aproveitamento do espaço da sala, pois as duplas se movimentavam cantando e batendo palmas, fazendo uma espécie de troca entre as duplas até que fosse possível o encontro com o seu par do início do exercício. Aos alunos com maior dificuldade o professor se dirigia a eles e juntos realizavam o exercício proposto pedindo maior concentração. A turma estava bastante envolvida na aula querendo muito participar da melhor maneira.
                 A segunda turma me chamou a atenção pela agitação. Formada por alunos do 3º ano mais novos com idades entre 08 e 11 anos, em maior quantidade que a anterior. Mas uma grata surpresa, já no primeiro dia de atividade com essa turma o Professor Ednaldo precisou ausentar-se durante poucos minutos. Assumimos a turma e assim tivemos uma pequena noção do desafio que nos espera. Conseguimos iniciar a aula apesar de toda a agitação e de alguns alunos não se comportarem como deviam na turma, pois a atividade trabalhada foi semelhante a da turma anterior. O diferente foi que o professor trabalhou outra música: Abecedário de Toquinho, enfatizando letra e melodia. Muito didática, ela fomenta a interdisciplinaridade o aluno aprende música relembrando o alfabeto.
                  A terceira aula foi com os alunos do coral. Ela iniciou-se com uma grande roda formada por todos com o objetivo de fazer um breve aquecimento corporal, para que a turma se preparasse melhor no desenvolvimento do exercício. A roda começou a girar em diferentes formas e direções aproveitando o espaço. Em seguida todos são convidados a marchar e acentuar os tempos batendo palmas. Nos tempos 1 e 3, 1 e 2, etc.
                  Para finalizar o Professor relembra aos alunos as musicas que foram ensaiadas em outras aulas e pede que cantem o que já foi aprendido. A música Som e Cor, ensaiada com uma bonita coreografia, apesar de algumas crianças ainda não estarem querendo participar, é muito interessante, há inúmeras possibilidades para desenvolver aspectos, elementos musicas diversos. 
                  Importante foi perceber que o professor Ednaldo devido a toda experiência acumulada, não permite que seus alunos atrapalhem sua aula. Com autoridade e respeito chamando todos pelos respectivos nomes ele consegue conduzir as atividades desejadas.
 
 
 

Um comentário:

  1. Oi Alberto,
    Não se acostume a esta tranquilidade. Tivemos um dia atípico. rs. Espero que consigamos desenvolver um bom trabalho. Parabéns pela participação de vcs, foi significativa.

    ResponderExcluir