O início das
atividades, ou seja, o primeiro dia de contato com os alunos do Professor
Ednaldo da Escola Xavier Marques, localizada no Bom Juá, foi muito positivo. O
ambiente é ideal para o desenvolvimento das possibilidades que iremos trabalhar
durante o Pibid, porque já dispomos de uma sala destinada às aulas de Música e
dos recursos indispensáveis para tanto. Ao chegar a Escola
fui muito bem recebido. O Professor Ednaldo conduziu a turma para a sala de
aula já mantendo uma organização levando os alunos enfileirados o que mostrou
certa disciplina. Antes de começar a atividade o Professor me apresentou à
turma como novo Professor que iria participar nas próximas aulas e esse fato
deixou-me muito feliz, me fez sentir bem.
A atividade foi
iniciada com o Professor dividindo a turma em grupos, cada grupo formado por 08
(oito) pessoas. A primeira turma 4º ano é composta por alunos com idade que
varia dos 09 aos 12 anos. Os grupos se subdividiram em duplas que realizaram o
exercício. Esse tinha como foco o ritmo e o principal instrumento utilizado foi
o corpo. Batendo palmas e usando os pés para marcar o tempo a atividade foi
ganhando forma possibilitando também a interação com os alunos.
O Professor
trabalhou a música Pipoca, palavra cantada, onde os alunos cantavam a letra e
com as mãos batiam palmas e nas mãos do colega que formava a dupla, brincadeira
muito utilizada por crianças para se divertir. Participei dessa atividade a
convite de Ednaldo. A segunda parte do exercício visou o melhor aproveitamento
do espaço da sala, pois as duplas se movimentavam cantando e batendo palmas,
fazendo uma espécie de troca entre as duplas até que fosse possível o encontro
com o seu par do início do exercício. Aos alunos com maior dificuldade o
professor se dirigia a eles e juntos realizavam o exercício proposto pedindo
maior concentração. A turma estava bastante envolvida na aula querendo muito
participar da melhor maneira.
A segunda turma me
chamou a atenção pela agitação. Formada por alunos do 3º ano mais novos com
idades entre 08 e 11 anos, em maior quantidade que a anterior. Mas uma grata
surpresa, já no primeiro dia de atividade com essa turma o Professor Ednaldo
precisou ausentar-se durante poucos minutos. Assumimos a turma e assim tivemos
uma pequena noção do desafio que nos espera. Conseguimos iniciar a aula apesar
de toda a agitação e de alguns alunos não se comportarem como deviam na turma,
pois a atividade trabalhada foi semelhante a da turma anterior. O diferente foi
que o professor trabalhou outra música: Abecedário de Toquinho, enfatizando
letra e melodia. Muito didática, ela fomenta a interdisciplinaridade o aluno
aprende música relembrando o alfabeto.
A terceira aula
foi com os alunos do coral. Ela iniciou-se com uma grande roda formada por
todos com o objetivo de fazer um breve aquecimento corporal, para que a turma
se preparasse melhor no desenvolvimento do exercício. A roda começou a girar em
diferentes formas e direções aproveitando o espaço. Em seguida todos são
convidados a marchar e acentuar os tempos batendo palmas. Nos tempos 1 e 3, 1 e
2, etc.
Para finalizar o Professor relembra aos alunos
as musicas que foram ensaiadas em outras aulas e pede que cantem o que já foi
aprendido. A música Som e Cor, ensaiada com uma bonita coreografia, apesar de algumas
crianças ainda não estarem querendo participar, é muito interessante, há
inúmeras possibilidades para desenvolver aspectos, elementos musicas
diversos.
Importante foi
perceber que o professor Ednaldo devido a toda experiência acumulada, não
permite que seus alunos atrapalhem sua aula. Com autoridade e respeito chamando
todos pelos respectivos nomes ele consegue conduzir as atividades desejadas.
Oi Alberto,
ResponderExcluirNão se acostume a esta tranquilidade. Tivemos um dia atípico. rs. Espero que consigamos desenvolver um bom trabalho. Parabéns pela participação de vcs, foi significativa.